on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como aprimorar o seu vocabulário

O vocabulário de cada pessoa é composto pelas palavras que aprendeu ao longo da vida. E, como estamos em constante aprendizado, podemos sempre aprimorar o grupo de palavras que constantemente usamos. Isso é muito bem-visto no ambiente de trabalho e passa uma maior credibilidade ao discurso. Aumentar o vocabulário é algo que exige tempo, paciência e muito trabalho. Ao escrever um texto, quem o faz exerce uma busca automática por todo o dicionário que existe no cérebro e, quanto maior ele for, mais rico terá o material final. Um amplo vocabulário permite que a expressão de ideias seja feita de forma mais eloquente e que a comunicação se torne mais precisa e clara. Para aumentar seu vocabulário, veja a seguir algumas dicas.

Instruções

Inserir mais palavras no seu vocabulário é uma atividade a ser feita frequentemente, não importa a idade (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Formas de melhorar o vocabulário

  1. Leia muito. Não tem jeito, a melhor maneira de aprimorar o seu vocabulário é lendo. Pode ser livro, revista, site, quadrinhos, jornal ou até bula de remédio. Com a leitura de livros, é possível aprender novas palavras e viajar para outro universo, por isso invista um pouco do seu tempo para ler o tipo de livro que o agrade. Ler alguns livros da literatura clássica com certeza irá tornar o seu vocabulário mais amplo e ajudá-lo a se expressar de maneira mais específica.

    Loading...
  2. Consulte o dicionário. É muito importante que você use um dicionário para auxiliar a sua leitura. Muitas vezes consultamos a mesma palavra no dicionário, mas esquecemos do seu significado. Por isso, é interessante sublinhar ou destacar as palavras que você já leu no dicionário, para que, da próxima vez que for procurá-las, lembre-se de que elas já foram lidas anteriormente. Dessa forma, ficará mais fácil lembrar o significado de cada uma delas.

  3. Faça notas com as palavras novas. É comum ler uma palavra diferente, consultar seu significado no dicionário e esquecer de usá-la no dia a dia. Por isso, anote a palavra e o seu significado em um papel e coloque-o em um lugar em que você olhe bastante durante o dia, pode ser na mesa de trabalho, na geladeira ou no espelho do banheiro. Sempre que ler a palavra e seu significado, tente formar uma frase diferente com ela. Em pouco tempo, ela já estará fazendo parte do seu vocabulário e então você pode fazer o mesmo com outra palavra.

  4. Receba novas palavras diariamente. Existem muitos aplicativos para celular que enviam uma palavra nova por dia com o seu significado. Você pode receber diretamente no celular ou por e-mail. Um widget famoso se chama “Palavra do dia” e o download pode ser feito gratuitamente.

  5. Escreva. A melhor maneira de testar se você está realmente com um amplo vocabulário é tentar fazer um texto. Não importa sobre qual o assunto ou qual o tipo de texto a ser escrito. O que vale no exercício é o estímulo da produção de algo que não seja comum no seu cotidiano. Escreva sobre a sua infância, sobre o seu trabalho ou sobre a economia do país, o importante é tentar colocar no papel palavras que você não usa normalmente.

Loading...

O que você precisa

  • Livros, revistas, jornais, dicionário, papel e caneta

Referências

Loading ...
Loading ...