Aprimore seu visual usando camisas sociais

Escrito por georgann yara | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Como escolher a melhor camisa social para você

Aprimore seu visual usando camisas sociais
Usando camisas com dois tons clássicos, branca e azul escura, Apatow, Levine e Valentine aparecem elegantes no Globo de Ouro (Michael Buckner/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Na revista "GQ" costumamos sempre dizer que a simplicidade é a melhor forma para se vestir bem. As roupas devem acentuar o homem, e não derrotá-lo.

— Justin Doss, editor de moda da revista GQ

Os smokings, paletós, gravatas e calças ganham toda a atenção quando se fala em trajes formais. As camisas, porém, destacam-se neste quesito. Se ela não combinar, o resto pouco importa. É muito fácil se intimidar com tantas opções de escolha para colarinhos e acessórios em um traje mais formal. Mas não se preocupe! Seguindo um guia simples você poderá ser a bola da vez.

Em primeiro lugar, o ajuste

Aprimore seu visual usando camisas sociais
Daniel Craig usa um terno ajustado no lançamento de "Quantum of Solace" (Getty images)

Certificar-se que o ajuste da camisa está bom é o primeiro e mais importante passo.

Naqueles dias em que você quer se olhar no espelho e se sentir bem, vestindo uma camisa social que pareça feita sob medida para você, é fundamental contar com a ajuda de um alfaiate, diz Emmi Sorokin, consultora de imagem masculina e fundadora da empresa de consultoria A Imagem do Homem Moderno, em Boston.

"Tem que ter um bom ajuste no tronco. Na maioria das vezes, os homens vestem roupas muito largas, ou com o comprimento das mangas inadequado, o que faz com que não fiquem bem na região do tronco", explicou Sorokin em uma entrevista.

Você sempre tenta evitar as temidas roupas que marcam o corpo, tão comuns de serem vistas nas pessoas em diversos lugares. Muitas pessoas compram roupas sem experimentá-las antes. Caso elas não sirvam, um profissional poderá fazer os ajustes necessários. "Não é um serviço caro e vale a pena cada centavo", disse Sorokin.

"Não importa o quanto você pague por uma roupa, ela tem que servir", disse em uma entrevista Justin Doss, editor de moda da revista GQ. "Nós sempre incentivamos os homens a ajustar laterais e mangas. Ninguém gosta de usar roupas largas".

Encurtar as mangas ou a parte de trás da camisa adequa-a melhor ao seu físico. O paletó só piora estas falhas, pois uma camisa muito folgada no corpo vai inchar na frente com um casaco - o que não é uma boa opção quando se quer impressionar.

"Os homens geralmente não querem fazer consertos nas camisas por acharem que vão usá-las uma ou duas vezes no ano, e este seria um gasto desnecessário", disse Sorokin. "Ao contrário, é nestas ocasiões que se tem que impressionar. Nunca se sabe quem você vai encontrar. Ninguém quer parecer esculachado. Todos querem se parecer com o James Bond."

Qualidade, tecidos naturais

Há muitas opções aqui, mas escolher peças feitas com a maiorias dos tecidos naturais é a maneira mais segura para se sentir confortável.

"Tecidos como o piquet e o oxford são boas opções para uma roupa formal", recomenda Doss.

"Em geral, tecidos claros de algodão combinam com ternos e smokings", diz Tess Loo, estilista chefe da Eco-Chic Consignments, uma cadeia de revenda de luxo situada em Phoenix. "Uma peça de algodão lisa e sem rugas certamente dará uma aparência diferente. Existem, naturalmente, outras escolhas naturais, tais como linho, seda, juta, cânhamo grosso e de boa qualidade, e bambu. "

Para Sorokin, quanto menos tecidos sintéticos, melhor. Por exemplo, uma camiseta de algodão, com anti-brilho e com anti-rugas é ideal para o homem que não pode passar a roupa antes do evento. Este tipo de roupa evita o brilho ao passar o ferro e os amassados, caso seja usada por baixo de uma jaqueta ou paletó.

Uma camisa com mais fios é o indicador principal de qualidade, sendo mais durável e resistente para o dia a dia.

"Uma maneira de testar a qualidade e a quantidade dos fios de uma camisa é esticando-a e colocando seus dedos por baixo da parte esticada", diz Sorokin. "Você não poderá vê-los".

Compondo o visual

Na dúvida, escolha combinações já testadas e aprovadas. Camisa branca, calça preta e uma bela gravata é a combinação mais clássica.

"Há muitas camisas sociais no mercado, mas nós da GQ pensamos que você nunca deve fazer a escolha errada", disse Doss. "Gravatas sempre dão um toque final, e preto é a melhor opção, a não ser que o evento exija outras cores, tais como prata ou branca. Achamos que não há nada mais elegante do que uma gravata borboleta. Mas, se não faz o seu estilo, uma gravata de seda ou granadina vai funcionar".

Há três tipos de colarinho nas camisas, que vão do ultra formal ao casual, segundo Loo. Um colarinho maior combina com um conjunto completo de termo e gravata, enquanto que um colarinho de oxford pode ser usado com jaqueta esporte. Os colarinhos mais versáteis podem ser usados com ou sem gravata.

Eventos eruditos geralmente requerem camisas com punhos mais sofisticados. Há opções de camisas com punhos mais resistentes e que não se desgastam facilmente.

"Camisas com punhos simples são apropriadas para eventos com maior ou menor grau de sofisticação em relação ao tipo de terno utilizado", diz Loo.

"Os botões dos punhos devem ser simples", disse Doss. "Dourados ou pratas, redondos ou ovais são boas opções para ir ao evento".

Sem casaco, sem problema

Se você planeja um visual noturno sem casaco, há muitas opções de camisa que ficam perfeitas se usadas sozinhas. Estas camisas podem até ser usadas em eventos mais sofisticados.

Para Loo, as camisas têm que ter um aspecto personalizado e estarem bem ajustadas ao corpo, o que não acontece com camisetas esportivas, que devem ficar para fora da calça, dando uma aparência mais casual. Todo guarda-roupas masculino deveria ter pelo menos duas camisas sociais de boa qualidade - uma branca e uma azul - para compor a maioria dos conjuntos sociais e de trabalho. "Gosto de homens que usam camisetas brancas por baixo de camisas", acrescentou Loo. "Isto adiciona uma camada extra entre o corpo e a camisa, fazendo, muitas vezes, com que esta assente melhor no corpo".

Sorokin sugere investir em camisas que sejam perfeitas por si só. Evite modelos excêntricos ou que sejam muito despojados. Prefira colarinhos metálicos ou invés de plastificados, que podem deformar, entortar e desalinhar, descompondo seu visual. Se estiver de terno e gravata, não use faixas para a cintura; ao contrário, use gravatas de seda. Assim, se tirar o paletó não ficará com uma aparência informal, quebrada, mas sim, continuará bem vestido.

Se estiver usando um visual ultra-formal em um encontro, ou mais casual, como em uma recepção campestre vespertina de casamento, o importante é estar sentindo-se confortável em suas roupas.

"Na revista 'GQ' costumamos sempre dizer que a simplicidade é a melhor forma para se vestir bem. As roupas devem acentuar o homem, e não derrotá-lo", disse Doss.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível