Mais
×

Aquário quadrado caseiro

Os aquários vêm em uma variedade de formas e tamanhos, mas é muito mais comum encontrar um retangular do que um quadrado. Os aquários quadrados podem ser usados decorativamente como o ponto focal em uma sala ou funcionalmente como a base para uma mesa lateral de vidro. Se preferir um quadrado e não conseguir encontrar para comprar, faça-o você mesmo. Fazer um aquário quadrado é relativamente fácil e requer pouco mais do que algumas folhas de vidro e um tubo de selante de silicone para aquário.

Instruções

Um aquário caseiro é um ótimo lugar para criar peixes ornamentais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine as dimensões do aquário. Ao fazer um aquário quadrado, o comprimento será igual à largura. Utilize uma calculadora on-line de volume de água para ver a capacidade de água em litros com as dimensões propostas. Por uma questão de custo-benefício, não é recomendado fazer um tanque com menos de 200 L de capacidade.

  2. Determine a largura adequada para o vidro consultando um gráfico on-line de espessuras de vidro de aquário e usando as dimensões determinadas para referência. Tenha em mente que a maioria dos gráficos de espessura de vidro são projetados para aquários retangulares. Para um quadrado, use vidro não inferior a 8 mm de espessura.

  3. Compre folhas de vidro temperado para os lados e o fundo do aquário e contrate um profissional para cortá-las nos tamanhos necessários. Você precisará de quatro folhas de vidro igual ao comprimento e à altura para os lados do aquário e uma folha cortada no comprimento e na largura do fundo do tanque. Você também precisará de quatro folhas de 7,5 cm de vidro de cortadas no comprimento do tanque para serem usadas como barras de suporte em "X".

  4. Lixe as bordas do corte do vidro usando uma lixa fina. Você também pode arredondar um pouco as bordas com uma lixa para evitar cortes ao manusear o vidro e o aquário acabado.

  5. Coloque a folha de vidro que será o fundo do tanque em uma superfície plana à sua frente. Corte oito tiras de fita adesiva de 15 cm e pregue metade de cada tira no lado de baixo do vidro de modo que o lado adesivo restante sobressaia. Coloque duas tiras em cada um dos quatro lados do vidro, uniformemente espaçadas.

  6. Aplique uma camada generosa de selante de silicone para aquário na borda inferior interna de um dos quatro painéis laterais de vidro. Segure o painel em um pequeno ângulo afastado do painel inferior, alinhando as bordas inferiores. Levante cuidadosamente o painel na posição vertical ao pressionar as bordas uma contra a outra, criando um selo com o selante de silicone.

  7. Dobre as duas tiras de fita adesiva no lado correspondente do fundo do tanque de vidro e cole-as no painel lateral que você acabou de anexar. A fita adesiva manterá o painel de vidro no lugar enquanto você anexa os outros painéis laterais.

  8. Anexe os três painéis laterais restantes seguindo o mesmo procedimento, fixando cada um no lugar com as duas tiras de fita adesiva quando terminar. Quando os quatro painéis laterais estiverem no lugar, aplique uma camada generosa de selante de silicone ao longo de cada costura interior. Mergulhe o dedo em uma tigela pequena de álcool e, em seguida, passe através de cada costura, espalhando o selante e concentrando-o especialmente nos cantos.

  9. Aplique um cordão de silicone nas duas bordas curtas e na borda longa de uma das folhas de vidro de 7,5 cm. Alinhe a borda longa com a borda superior de um dos painéis laterais e pressione suavemente, alinhando as extremidades curtas com as bordas superiores dos painéis laterais perpendiculares. Repita esse processo com uma segunda folha de vidro de 7,5 cm, afixando ao painel lateral oposto ao primeiro. Essas duas folhas de vidro servirão como as barras de suporte em "X".

  10. Aplique um cordão de silicone ao longo das bordas curtas da folha de vidro de 7,5 cm restante e coloque-a ao longo da largura do tanque, perpendicularmente às primeiras duas barras de suporte em "X" e centrada no topo do tanque. Pressione levemente para baixo no vidro para formar uma vedação com o selante de silicone.

  11. Deixe o selante curar por 48 horas e, em seguida, encha o tanque com água e deixe descansar por 24 horas para verificar se há tensão de água. Se o depósito não vazar após 24 horas, você pode usá-lo com segurança. Esvazie-o, lave-o bem, encha-o novamente e coloque-o no local desejado.

Aviso

  • As barras de suporte em "X" são necessárias na construção de um aquário quadrado. Se não as instalar na parte superior, a pressão da água dentro do aquário poderá fazer as paredes de vidro se racharem e quebrarem.

O que você precisa

  • Folha de vidro temperado
  • Lixa fina
  • Fita adesiva
  • Selante de silicone para aquário
  • Álcool isopropílico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article