Mais
×

Aquecedor caseiro à lenha para piscina

Atualizado em 23 março, 2017

Você pode adaptar uma lareira portátil para criar um aquecedor à lenha caseiro para a piscina e estender sua temporada de utilização. As peças são facilmente encontradas e é um trabalho manual que exige pouca tecnologia, podendo ser finalizado em um curto espaço de tempo. Outra opção é usar o sistema de circulação da piscina ou adicionar uma bomba submersível separada para operar o aquecedor por conta própria.

Use uma lareira portátil e crie um aquecedor para sua piscina (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Entendendo os princípios de um aquecedor de piscinha à lenha

O aquecedor de piscina à lenha trabalha com o princípio de aquecimento por convecção. A água escoa da piscina através das serpentinas de cobre suspensas no forno à lenha. Por circular através de dezenas de bobinas, uma vez que passa através do tubo, a água permanece sobre o fogo tempo suficiente para obter uma boa transferência de calor, antes de retornar para a piscina. Quanto maior o fogo na fornalha, maior a transferência de calor, portanto, é importante alimentar o fogo constantemente enquanto se quer aquecer a piscina.

Adquirindo peças e materiais para a caixa de fogo

Os materiais básicos incluem uma lareira portátil com uma tampa removível, tijolos suficientes para empilhar e forrar três paredes da lareira, uma serpentina de 15 m ou tubo de cobre flexível (1 cm ou 1,25 cm de diâmetro), dois suportes para tubos em forma de U, mangueira de 1,25 cm de diâmetro e duas braçadeiras de mangueira.

Montando as partes

Retire a extremidade superior da lareira, vire-a de cabeça para baixo e faça dois furos, um de cada lado perto da borda. Faça os dois furos ligeiramente maiores do que o diâmetro do tubo de cobre. Coloque a serpentina no interior da tampa, faça dois furos pequenos de cada lado da serpentina e instale os suportes para que a serpentina seja levantada contra o interior da tampa quando estiver sobre a lareira. Passe cerca de 1,2 m de tubulação através de um dos furos maiores para o lado da entrada do aquecedor e 2 a 3 m saindo pelo outro buraco do lado da saída.

Empilhe os tijolos no interior da lareira, ao fundo e ambas as laterais, isto leva as chamas e o calor diretamente até a tubulação de cobre e protege a fornalha de qualquer brisa que diminua a eficiência do calor. Coloque a tampa depois de empilhar os tijolos.

Conectando o aquecedor à piscina

Conectar a linha de retorno à piscina é simples. A parte de 2 a 3 m de tubulação de cobre é a linha de saída, que leva a água aquecida de volta para a piscina. Use um pedaço de mangueira que tenha o comprimento suficiente para alcançar o fim do tubo de cobre por cima da borda da piscina e para dentro da água . Deslize uma extremidade da mangueira sobre o tubo e prenda-o com a braçadeira de aço inoxidável .

Para levar a água da piscina até o aquecedor, você tem duas opções:

Uma opção é instalar um "T" na linha de retorno da piscina, colando-o a um adaptador de mangueira e anexá-la do encaixe até o lado da entrada do tubo de cobre, utilizando uma braçadeira para fixar a mangueira sobre a tubulação. Desta forma, o aquecedor pode ser utilizado a qualquer momento enquanto a bomba da piscina está funcionando.

A outra opção é comprar uma bomba submersível de 3 mil litros por hora, colocar a mangueira encaixando-a à bomba e soltando-a na piscina. Com este método, o aquecedor pode ser utilizado para aquecer a piscina independente da bomba estar funcionando ou não, desde que a bomba submersível esteja ligada e funcionando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article