×
Loading ...

Como aquecer uma chapa de ferro fundido em um fogão elétrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A chapa de ferro fundido permite cozinhar panquecas, ovos, hambúrgueres e alguns pães lisos sobre o fogão. Desde que a chapa estiver na temperatura correta, apenas uma fina camada de óleo é necessária para cozinhar quase todos os alimentos. Aquecer ela em um fogão elétrico é uma tarefa simples que leva apenas alguns minutos. Ao aquecer adequadamente a chapa, os alimentos ficarão fáceis de cozinhar.

Instruções

  1. Cubra a superfície da chapa de ferro fundido com uma fina camada de óleo de cozinha. Use toalhas de papel ou um pincel para aplicar o óleo na superfície.

    Loading...
  2. Coloque a chapa na boca do fogão. Se a sua chapa é um modelo duplo, configure-a uniformemente sobre uma boca frontal e outra traseira.

  3. Coloque a boca do fogão na temperatura média. Se estiver usando um modelo de duas bocas e uma for menor do que a outra, gire a boca menor para fogo médio.

  4. Permita que a chapa esquente; isso pode demorar de dois a quatro minutos.

  5. Molhe os dedos e deixe cair algumas gotas de água sobre a chapa aquecida. Se a água ferver, a chapa está pronta para ser usada.

Loading...

Dicas

  • Você também pode preaquecer a frigideira em um forno de 175ºC por dez minutos antes de colocá-la no fogão; isso irá assegurar que a chapa seja aquecida uniformemente. Permita que ela esfrie naturalmente antes de lavar e limpe toda graxa restante dela com papel toalha antes de lavar para fazer a limpeza ficar mais fácil. Chapas de ferro fundido podem ser compradas novas, já temperadas. Se comprar uma velha em alguma loja de usados, lave e tempere antes de usar. Se a sua chapa começar a se despedaçar , é hora de retemperá-la; cubra-a de ambos os lados com uma camada pesada de óleo de cozinha, preaqueça o forno a 175ºC e coloque a chapa na boca central. Para evitar que ela suje o forno, coloque a assadeira na parte de baixo da grelha. Cozinhe ela por uma hora, desligue o forno e deixe a chapa lá até esfriar o suficiente para tocar com as mãos. Limpe o excesso de óleo ou banha de porco com toalhas de papel.

O que você precisa

  • Chapa de ferro fundido
  • Óleo de cozinha
  • Toalhas de papel

Recursos

Loading ...
Loading ...