Mais
×

Como aquecer um nariz gelado

Atualizado em 17 abril, 2017

Um nariz gelado pode ser sinal de um problema de saúde subjacente. Seu nariz, assim como os dedos das mãos e dos pés, é uma extremidade, feita de cartilagem e que não necessita de tanto sangue quanto outras partes do corpo. Existem centenas de razões pelas quais os narizes ficam frios e estabelecer a causa disso vai determinar que ações você deve tomar para aquecê-lo.

Instruções

Existem muitas maneiras de proteger seu nariz por dentro e por fora (Human nose macro shot image by Gleb Semenjuk from Fotolia.com)

    Cuidando de si mesmo

  1. Às vezes, o nariz fica gelado simplesmente porque está frio lá fora. Alguns indivíduos são mais sensíveis a temperaturas baixas do que outros e têm diferentes respostas físicas. Indivíduos sensíveis ao frio podem encontrar alívio ao fazer simples ajustes em seus estilos de vida. É importante que essas pessoas fiquem aquecidas e mantenham seus pés, mãos e cabeças cobertas em temperaturas baixas. Elas devem usar roupas em camadas, blusas, camisetas, meias grossas, botas, cachecóis, luvas, chapéus e casacos pesados. Há ainda máscaras e aquecedores de nariz que podem ser usados em determinadas atividades, onde o rosto é particularmente exposto ao frio. Além disso, há aquecedores corporais que podem ser inseridos em sapatos e luvas para proteger do frio extremo. Quando as pessoas são sensíveis ao frio dentro de casa, devem manter os pés cobertos com meias quentes e chinelos confortáveis, além de usar calças grossas e suéteres. Quando a temperatura corporal no geral está quente, o nariz também deve se aquecer. Caso o frio persista, você pode usar uma almofada aquecida.

    Roupas em camadas ajudam a reter o calor interno do seu corpo (nice girl in red fedora and red sweater image by Dzimitry Valiushka from Fotolia.com)
  2. O que você coloca em seu corpo tem um grande efeito em como você se sente. Pequenas alterações na sua dieta podem ajudar a manter você e seu nariz aquecidos quando está frio. Ingerir bebidas e alimentos quentes, como chá, chocolate quente, sopas, ensopados e caldos, ajuda a manter o calor interno do corpo. Certos alimentos e ervas, como ginkgo biloba, pimenta caiena, alho e gengibre, são facilmente absorvidos pelo organismo e ajudam a regular a circulação, estimulando o bombeamento de mais sangue para as extremidades, como o nariz. Indivíduos sensíveis ao frio devem abster-se de fumar, já que a nicotina agrava o problema.

    Chá quente aquece o pescoço, a garganta e a rosto (cup of beverage image by Roman Barelko from Fotolia.com)
  3. Uma pessoa que é obesa, inativa e permanece sentada ou em pé em uma posição apertada por longos períodos de tempo ou que tenha uma dieta pobre, pode estar sofrendo de má circulação sanguínea. Exercícios e atividades revitalizam o corpo e estimulam o fluxo sanguíneo através de suas veias, levando oxigênio e energia para todas as partes do seu corpo. Melhorar a circulação sanguínea pode não só aquecer seu nariz e outras partes do seu corpo, como também pode ser muito útil no alívio de estresse, tensão, ansiedade, distúrbios nervosos e respiratórios, pressão alta e doenças cardíacas, dando uma sensação geral de bem-estar. O exercício diário, como caminhada, corrida, natação, alongamento, ioga e outros esportes, é uma ótima maneira de melhorar a circulação sanguínea. A massagem também é extremamente útil, pois incentiva o fluxo de sangue para cada área do corpo.

    Ioga é uma ótima maneira de melhorar a circulação sanguínea (yoga pose image by chinatiger from Fotolia.com)
  4. Se a frieza do seu nariz persistir, pode ser um sintoma de uma doença subjacente. Um nariz gelado pode estar associado ao hipotireoidismo, um distúrbio em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoideano suficiente para um metabolismo normal. Também pode estar associado à doença de Raynaud, onde, sob tempo frio e estresse, os vasos sanguíneos limitam drasticamente o fornecimento de sangue nas extremidades, alterando temporariamente a cor da pele. Além disso, um nariz gelado pode ser um sintoma de transtorno afetivo sazonal e de várias infecções do trato respiratório. Se você suspeitar que pode ter qualquer uma dessas condições, consulte o seu médico

    Um médico pode fazer vários testes para ajudar a determinar o que está causando o seu nariz gelado (Doctor image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

O que você precisa

  • Camiseta
  • Camisa de manga longa
  • Suéter
  • Calças quentes
  • Meias grossas
  • Sapatos ou chinelos quentes
  • Luvas com os dedos cortados
  • Luvas
  • Chapéu
  • Cachecol
  • Casaco pesado
  • Aquecedores corporais
  • Aquecedor de nariz
  • Almofada elétrica
  • Bebidas quentes, como chá, chocolate quente, café
  • Comida quente
  • Roupa de academia
  • Número de telefone do médico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article