Como aquecer um terrário de lagartos

Escrito por alex burgess Google | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aquecer um terrário de lagartos
Regule a temperatura do viveiro de seu lagarto com um termostato (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Lagartos são criaturas de sangue frio que precisam de uma fonte de calor externa para regular a temperatura corporal e ajudar a digestão. Na natureza, os répteis tomam sol em cima de pedras para absorver calor e se entocam para se esfriar. Se seu réptil de estimação for originário de desertos ou áreas de climas quentes, você deverá instalar um sistema de aquecimento apropriado no viveiro. Lâmpadas de calor ou aquecedores de cerâmica são adequados para espécies como os dragões-barbudos, que precisam absorver o calor transportado pelo ar. Tapetes aquecedores emitem radiação infravermelha em uma rocha ou através de um substrato -- sem esquentar o ambiente diretamente -- e são adequados para lagartixas-leopardo e outros répteis que necessitam de uma fonte de calor que fique no chão.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lâmpada de calor ou aquecedor cerâmico com protetor
  • Tapete térmico
  • Termostato
  • Termômetro
  • Temporizador

Lista completaMinimizar

Instruções

    Lâmpada de aquecimento em um viveiro de vidro

  1. 1

    Escolha uma lâmpada de calor ou um aquecedor cerâmico que possam atuar em uma parte de tamanho adequado do viveiro. Coloque a lâmpada do lado de fora, por cima da tampa telada. Alguns tipos de viveiros contêm um suporte embutido para aquecedores cerâmicos ou lâmpadas da mesma marca, o que permite instalar equipamentos adicionais. Se você estiver instalando uma fonte de calor customizada com uma lâmpada externa e um termostato, desencaixe esse suporte.

  2. 2

    Coloque um termômetro no vidro traseiro do viveiro para monitorar sua temperatura interna. Passe o sensor do termostato por um dos buracos para cabos do viveiro e coloque-o próximo à fonte de calor. O termômetro irá exibir a temperatura ambiental, mas você também deverá monitorar a parte mais quente do viveiro com um termostato e um sensor.

  3. 3

    Conecte a lâmpada de calor ao controlador termostático e gire sua válvula para a temperatura desejada. Um termostato genérico para répteis irá desligar e ligar a fonte de calor para manter a temperatura dentro do terrário e evitar superaquecimentos. Coloque um temporizador em seu termostato se quiser que o aquecimento se desligue à noite.

    Lâmpada de aquecimento em um viveiro de madeira

  1. 1

    Instale uma lâmpada de calor em um dos cantos do viveiro, seguindo as instruções do fabricante. Há uma grande variedade de marcas e tipos dessas lâmpadas, e todas elas têm uma instalação ligeiramente diferente. Encaixe uma gaiola ou outro tipo de proteção ao aquecedor e nunca coloque uma fonte de calor descoberta dentro do viveiro, pois isso poderá fazer com que o lagarto se queime.

  2. 2

    Coloque o termômetro em um dos muros do viveiro para monitorar a temperatura do ambiente. Coloque o sensor do termostato através de uma abertura para que ele fique perto da fonte de calor.

  3. 3

    Encaixe o aquecedor ao termostato e ajuste a válvula à temperatura necessária para o seu lagarto. O termostato irá ligar e desligar o aquecedor, regulando a temperatura interna do viveiro conforme necessário, sendo por isso essencial para evitar sobreaquecimentos. Encaixe um temporizador se quiser que o aquecimento se desligue por toda a noite.

    Tapete térmico

  1. 1

    Escolha um tapete térmico de tamanho apropriado para o tanque de seu lagarto. Os modelos menores têm aproximadamente 10 cm por 12,5 cm e uma potência de 4 ou 5 watts. Via de regra, não se deve cobrir mais que um terço da área do chão com o tapete, pois o lagarto precisa de uma variação de temperatura para regular o calor corporal.

  2. 2

    Prenda o tapete ao chão do viveiro com as fitas adesivas que vieram na embalagem. Esses tapetes são adequados para terrários de vidro ou madeira, devendo ser colocados embaixo dos primeiros, do lado de fora, ou na parte de dentro dos últimos. Siga as instruções do fabricante para obter maiores informações, se necessário.

  3. 3

    Conecte o tapete ao termostato e ajuste a válvula para a temperatura adequada às necessidades do animal. Se ele for de uma espécie que precisa de baixas temperaturas à noite, utilize o temporizador para desligar o equipamento neste período.

Dicas & Advertências

  • Deixe um sistema de aquecimento recém-instalado funcionando por um ou dois dias antes de colocar o lagarto dentro do viveiro. Deve-se sempre conferir se a temperatura e os pontos quentes estão entre os limites aceitáveis para seu animal de estimação para prover a ele um ambiente adequado.
  • Cada espécie de lagarto têm necessidades de temperatura diferentes. Pesquise sobre as necessidades específicas de seu animal antes de comprar o sistema de aquecimento do terrário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível