Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento

Escrito por meg north | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento
As aranhas domésticas comuns, como essa gigante na foto, são majoritariamente marrons (spider image by Pali A from Fotolia.com)

As aranhas domésticas comuns geralmente tecem suas teias nos cantos de garagens, porões, sótãos e outras áreas escuras e pouco usadas. Estes animais não são prejudiciais aos humanos, embora sua picada seja dolorida. Os hábitos de acasalamento variam de espécie para espécie, mas o tempo de vida dos adultos é de geralmente um ano.

Outras pessoas estão lendo

Aranha doméstica comum

A aranha doméstica comum (Parasteatoda tepidariorum) também é conhecida como aranha doméstica americana. As fêmeas não são agressivas com os machos, e geralmente são elas que começam o acasalamento. Com frequência, os machos e fêmeas vivem juntos na mesma teia e ocupam a parte inferior, penduradas de cabeça pra baixo. Quando a fêmea está pronta, ela dá sinais ao macho, às vezes arrancando a teia ou agitando as pernas no ar. Ela pode acasalar com vários machos diferentes, ou várias vezes com o mesmo macho. O acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano. As aranhas domésticas comuns depositam cerca de 250 ovos em um saco de seda, que costuma ser marrom e ter forma de um frasco. As fêmeas produzem até 17 sacos como estes durante a vida, resultando em mais de 4 mil ovos. Dentro de uma semana, as pequenas aranhas nascem. Os adultos podem viver até mais de um ano.

Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento
A aranha doméstica comum é marrom e acasala em qualquer época do ano (closeup of a house spider - archnida image by Jeffrey Banke from Fotolia.com)

Aranha marrom

A aranha de armário, ou aranha doméstica marrom, vive em muitos lugares do mundo e reside principalmente em áreas escuras e úmidas, tais como porões, espaços estreitos e garagens. Elas são tipicamente menos agressivas que outras espécies, mas o formato de seus corpos é similar ao da viúva-negra, com um abdome bulboso e pernas finas. Suas teias são emaranhadas e grudentas. Os machos chegam a 6 mm, enquanto as fêmeas conseguem medir até mais de 10 mm. As teias servem para acasalamento e reprodução, que podem acontecer em qualquer época do ano e dentro da teia. O macho pode morrer pouco depois da reprodução.

Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento
As aranhas marrons são parentes da viúva-negra, com um formato corporal similar (spider in a web image by Aaron Kohr from Fotolia.com)

Aranha doméstica

A aranha doméstica, Tegeneria domestica, costuma ser confundida com a aranha hobo, embora seja levemente menor. Na América do Norte, ela também recebe o nome de tecelã de funil. O corpo é marrom com pernas listradas e pequenos círculos no abdome. As fêmeas crescem até 10 mm, e os machos chegam até os 6 mm; elas botam vários ovos, quase 50. Os filhotes nascem dos ovos e se dispersam. A teia da aranha doméstica consiste em uma parte plana que termina em um funil. Essas aranhas acasalam em qualquer época do ano, e vivem tipicamente por um ano.

Aranha hobo

As aranhas hobo têm corpos marrons e pernas longas e finas, e medem de 12 a 18 mm de comprimento. Tanto os machos quanto as fêmeas têm um par de "braços" curtos entre as pernas frontais, chamados pedipalpos, que são usados para transferir o esperma do macho para a fêmea. Os machos costumam ser encontrados procurando por parceiras em habitações humanas no final do verão e outono. Depois do acasalamento, as fêmeas botam os ovos dentro de compartimentos de seda presos em locais bem escondidos. Os filhotes nascem, mas continuam dentro dos compartimentos durante as primeiras transformações. Eles se transformam várias vezes e precisam soltar suas peles pra crescerem.

Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento
A aranha hobo é marrom e sem anéis nas pernas (brown spider image by João Freitas from Fotolia.com)

Aranha doméstica gigante

O maior aracnídeo do seu gênero, a aranha doméstica gigante, Tegenaria gigantica, também é conhecida como a maior aranha doméstica da Europa. Ela pode chegar a medir 18 mm, tem cor marrom e sua picada, embora dolorida, não prejudica os humanos. Semelhantes às aranhas hobo, elas têm pedipalpos e, no macho, transferem o esperma para a fêmea. Eles procuram por parceiras durante o final do verão e outono, e podem ser encontrados com frequência em habitações humanas.

Aranhas domésticas comuns e seus hábitos de acasalamento
A aranha doméstica gigante parece mais prejudicial do que realmente é (spider image by Pali A from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível