×
Loading ...

Como dizer se um arbusto de roseira está morto

Atualizado em 17 abril, 2017

Arbustos de roseira são ótimas plantas de jardim. Como elas crescem em uma variedade de cores, as rosas são uma vibrante adição para qualquer jardim. Algumas vezes pode ser difícil saber se estas plantas estão mortas. A partir de um olhar, um arbusto pode parecer morto, mas ainda assim pode não ser o fim para ele. Talvez seja possível reviver a planta em algumas ocasiões. É preciso apenas determinar se ela está de fato morta ou apenas precisa de mais cuidados. Felizmente, há algumas características que você pode procurar para saber se a planta está mesmo morta.

Instruções

Roseiras são ótimas adições para seu jardim (David De Lossy/Valueline/Getty Images)
  1. Observe os galhos. Folhas mortas não necessariamente são um sinal de uma roseira morta. Se os galhos ainda estiverem verdes, então, o arbusto está vivo.

    Loading...
  2. Inspecione o arbusto de rosas em busca de partes danificadas. Se vir um galho quebrado, raízes acima da terra ou danos significativos de pestes nas folhas, há uma boa chance de ele estar morto ou morrendo. Apare as partes danificadas para tentar recuperar a vida do arbusto.

  3. Raspe um galho. Se ele parecer marrom ou preto, este é um sinal de que pode estar morto, mas não é uma certeza. Algumas vezes o interior dele pode estar verde, o que mostra um sinal de vida. Raspe gentilmente a parte externa do galho para ver o interior. Se ela estiver verde, ainda é possível reviver a roseira.

  4. Teste a flexibilidade. Um galho de roseira morta será quebradiço, enquanto o de uma viva será flexível. Tente dobrar um dos caules. Se ele se quebrar ao meio, muito provavelmente o arbusto está morto. Se dobrar, provavelmente estará vivo.

  5. Espere até a primavera. Algumas vezes a roseira que você pensou estar morta lhe surpreenderá na primavera. Se novos botões surgirem, ela ainda tem vida. Cuide da planta como normalmente faria, dando água, cuidando do solo e da iluminação.

Loading...

Dicas

  • Um jardineiro ou paisagista profissional pode examinar o arbusto para você e lhe dizer se é possível salvá-lo.

Referências

Loading ...
Loading ...