Mais
×

Por que meu ar-condicionado central está congelando os tubos externos?

Atualizado em 21 julho, 2017

É verão e a temperatura continua subindo. Na segurança do interior de sua casa, com o ruído suave do ar-condicionado, a temperatura fica agradavelmente confortável. Até que algo dá errado. Aparentemente sem aviso, seu aparelho para de soprar ar frio. Quando você vai lá fora para olhar o condensador, percebe que há gelo cobrindo as linhas que entram em sua casa. É possível determinar a causa do congelamento com algumas táticas de resolução de problemas.

Há várias razões para um condicionador de ar congelar (air conditioner vent image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Filtro de ar sujo

Um filtro de ar sujo restringirá severamente o fluxo de ar para a unidade interior. As serpentinas do evaporador têm freon correndo por elas. A unidade de ar-condicionado puxa o ar através das serpentinas, resfriando o ar que vai circular por sua casa. Se o fluxo de ar for limitado, a umidade que se acumula na parte externa delas não evapora, e acaba congelando. Se isso acontecer, desligue o aparelho e espere que o gelo derreta, e em seguida, substitua os filtros sujos.

Nível baixo de gás freon

Níveis baixos de freon, ou refrigerante, farão com que a unidade trabalhe mais para resfriar o ar, o que causará o congelamento das serpentinas do evaporador e linhas externas. Há apenas uma razão para um aparelho de ar-condicionado necessitar de recarga com freon: um vazamento. Apenas indivíduos certificados podem comprar freon. Adicionar freon indevidamente à sua unidade pode causar grandes danos, e esse procedimento só deve ser realizado por um técnico especializado.

Serpentinas sujas

Quando as serpentinas de arrefecimento ficam cobertas com sujeira e detritos, podem congelar. A sujeira bloqueará o fluxo de ar sobre elas. A unidade deve ser desligada e as serpentinas limpas. Se a limpeza não for feita, elas podem ficar congeladas da mesma forma como acontece quando os filtros de ar estão sujos, tornando a unidade ineficiente e podendo causar grandes danos a ela.

Retorno de ar bloqueado

Grelhas de retorno de ar são geralmente localizadas perto do teto. Sua função é retirar do cômodo o ar quente que sobe para o teto, preenchendo assim o ambiente com o ar frio, refrigerando eficientemente o espaço. Se a grelha de retorno for bloqueada por uma obstrução, a remoção do ar quente é dificultada, tornando o trabalho da unidade mais difícil e menos eficiente.

Motor do ventilador

Se o motor do ventilador da unidade de sofrer superaquecimento, ele poderá acionar o interruptor de segurança e desligar o motor. Sem o motor do ventilador funcionando corretamente, o ar refrigerado não circulará e a unidade irá congelar. Se você já descartou todas as outras possibilidades e o seu aparelho ainda está congelando, você deve pedir para o motor ser verificado por um técnico especializado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article