Por que meu ar-condicionado central está congelando os tubos externos?

Escrito por ann campbell | Traduzido por lenita cassimiro
Por que meu ar-condicionado central está congelando os tubos externos?
Há várias razões para um condicionador de ar congelar (air conditioner vent image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

É verão e a temperatura continua subindo. Na segurança do interior de sua casa, com o ruído suave do ar-condicionado, a temperatura fica agradavelmente confortável. Até que algo dá errado. Aparentemente sem aviso, seu aparelho para de soprar ar frio. Quando você vai lá fora para olhar o condensador, percebe que há gelo cobrindo as linhas que entram em sua casa. É possível determinar a causa do congelamento com algumas táticas de resolução de problemas.

Filtro de ar sujo

Um filtro de ar sujo restringirá severamente o fluxo de ar para a unidade interior. As serpentinas do evaporador têm freon correndo por elas. A unidade de ar-condicionado puxa o ar através das serpentinas, resfriando o ar que vai circular por sua casa. Se o fluxo de ar for limitado, a umidade que se acumula na parte externa delas não evapora, e acaba congelando. Se isso acontecer, desligue o aparelho e espere que o gelo derreta, e em seguida, substitua os filtros sujos.

Nível baixo de gás freon

Níveis baixos de freon, ou refrigerante, farão com que a unidade trabalhe mais para resfriar o ar, o que causará o congelamento das serpentinas do evaporador e linhas externas. Há apenas uma razão para um aparelho de ar-condicionado necessitar de recarga com freon: um vazamento. Apenas indivíduos certificados podem comprar freon. Adicionar freon indevidamente à sua unidade pode causar grandes danos, e esse procedimento só deve ser realizado por um técnico especializado.

Serpentinas sujas

Quando as serpentinas de arrefecimento ficam cobertas com sujeira e detritos, podem congelar. A sujeira bloqueará o fluxo de ar sobre elas. A unidade deve ser desligada e as serpentinas limpas. Se a limpeza não for feita, elas podem ficar congeladas da mesma forma como acontece quando os filtros de ar estão sujos, tornando a unidade ineficiente e podendo causar grandes danos a ela.

Retorno de ar bloqueado

Grelhas de retorno de ar são geralmente localizadas perto do teto. Sua função é retirar do cômodo o ar quente que sobe para o teto, preenchendo assim o ambiente com o ar frio, refrigerando eficientemente o espaço. Se a grelha de retorno for bloqueada por uma obstrução, a remoção do ar quente é dificultada, tornando o trabalho da unidade mais difícil e menos eficiente.

Motor do ventilador

Se o motor do ventilador da unidade de sofrer superaquecimento, ele poderá acionar o interruptor de segurança e desligar o motor. Sem o motor do ventilador funcionando corretamente, o ar refrigerado não circulará e a unidade irá congelar. Se você já descartou todas as outras possibilidades e o seu aparelho ainda está congelando, você deve pedir para o motor ser verificado por um técnico especializado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível