Mais
×

Por que meu ar-condicionado central não está ventando forte o suficiente?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depois de um dia quente, você provavelmente quer entrar em casa e ter um clima agradável, sentindo o ar frio vindo do ar-condicionado central. Mas se ele parecer um pouco fraco e o ar não estiver ventando das passagens de ar da maneira que deveriam, isso poderá afetar o conforto da casa. Isso também indica um problema com seu sistema. Veja alguns dos motivos comuns que fazem isso acontecer e se será necessário ou não consertar o ar-condicionado.

Se você não estiver sentindo um vento forte do ar-condicionado, é possível que haja um problema (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Registros fechados

O ar-condicionado central é um sistema de ar comprimido. O ar é refrigerado no evaporador e um ventilador o força através dos dutos, que por sua vez passam pelos cômodos da casa através dos registros, ou saídas de ar. Essas saídas podem ser fechadas pelos moradores para evitar que alguns cômodos fiquem desnecessariamente refrigerados. Mas se você sem querer fechou parcialmente ou totalmente um registro, isso afetará a circulação de ar nos dutos. Verifique se todos os registros estão bem abertos. Caso contrário, abra-os. Isso aumentará a velocidade do ar no sistema.

Problema no ventilador

Você pode ter um problema com os ventiladores caso não esteja saindo um ar frio dos registros. Se eles estiverem abertos, o ventilador deve ser forte o suficiente para empurrar o ar através dos dutos e espalhá-lo pela casa. Se o motor dele estiver com problemas, as hélices não rodarão e o ar não será forçado para fora. Elas também podem estar sujas, o que afetará o giro das mesmas e diminuirá consideravelmente a circulação de ar. Os ventiladores também poderão estar na velocidade baixa. Coloque-o em velocidade alta para aumentar a força do vento.

Dutos

A circulação de ar da ventoinha dos registros da casa acontece dentro de vários dutos nas paredes e no teto. Os dutos precisam estar livres de detritos e vazamentos para maximizar a velocidade do ar e fazer com que ele chegue em vários cômodos. Se eles estiverem entupidos de detritos, enferrujados ou soltos uns dos outros, boa parte da pressão de ar será perdida. Inspecione as passagens de ar, verificando sua limpeza e integridade.

Filtros

Lembre-se da última vez que você trocou o filtro de ar do ar-condicionado. Se você não se lembra de quando fez isso, provavelmente já é hora de fazê-lo. Se o filtro de ar estiver cheio de poeira, fiapos e outros detritos, isso poderá engasgar a corrente de ar no sistema, podendo também superaquecer e reduzir a força do vento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article