on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que meu ar-condicionado não desliga?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Seu ar-condicionado pode estar com defeito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificando os problemas

Ares-condicionados que nunca desligam podem possuir defeitos. O termostato pode estar configurado de maneira errada, a saída de ar do ventilador pode estar aberta ou pode haver mal-entendidos sobre o funcionamento do sistema. Existem maneiras simples de determinar se o problema é na instalação, configuração ou uma falha mecânica, sendo que nesse último caso a unidade deve ser consertada por um técnico qualificado ou substituída.

Loading...

Configurações do ventilador

Em unidades de janela, o ventilador geralmente funciona continuamente enquanto o aparelho estiver ligado. Ele pode ser ajustado para funcionar sem o sistema de resfriamento. Além disso, você pode fechar ou abrir a saída de ar. Se ela estiver aberta, isso significa que o ar do exterior da sala será puxado para dentro dela. Isso é bom para ventilar, mas pode neutralizar qualquer efeito de resfriamento. Então, quando o sistema de resfriamento estiver ligado, a saída de ar deve ser fechada. O ventilador irá funcionar com ou sem o compressor, circulando o ar na sala mesmo que o sistema de resfriamento esteja desligado. Você poderá escutar a diferença do compressor ligado e desligado. Em sistemas de ar centrais, o ventilador possui configurações de "sempre ligado" ou "automático". A configuração automática o desliga quando o ciclo de resfriamento termina.

Configurações do termostato

Se o ar-condicionado resfriar o ar mas nunca desligar o ciclo de resfriamento, o termostato deve estar configurado em uma temperatura muito baixa. Em dias quentes, mesmo se a unidade de janela for adequada para o tamanho da sala, pode não conseguir resfriá-la. Se você aumentar a temperatura do termostato, irá aliviar a carga da unidade. Se ela for muito pequena para o espaço — como por exemplo, se estiver tentando refrescar a casa inteira com um aparelho feito para uma sala — pode apenas movimentar o ar quente da casa. Fechar a porta de quartos que não estejam sendo usados e selar correntes de ar irá ajudar a resolver o problema. Se mudar as configurações do termostato não surtir efeitos nos outros sistemas, ele pode estar com defeito.

Problemas no compressor

Se você escutar o compressor funcionar quando o termostato está baixo mas o aparelho não resfriar o ar, o sistema de resfriamento em si pode estar com problemas. Pode existir um vazamento no fluido refrigerante, o compressor pode precisar ser trocado ou partes do aparelho podem necessitar de limpeza.

Se o filtro de ar estiver sujo o bastante para bloquear o fluxo de ar, a unidade irá funcionar constantemente por não conseguir afetar a temperatura do ar. Bobinas sujas também podem impedir que o sistema troque o ar quente pelo frio. Algumas vezes, esse tipo de problema faz com que as bobinas do condensador congelem. Porém, isso nem sempre significa que o compressor está estragado — você deve tentar uma manutenção mais barata antes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...