×
Loading ...

Por que o ar-condicionado exala um cheiro ruim ao ser usado pela primeira vez no verão?

Um cheiro ruim saindo de seu ar-condicionado não é incomum quando o aparelho é ligado pela primeira vez depois de uma temporada fria. Esses odores variam de um cheiro fraco de mofo causado pela umidade e bolor a um odor fétido e podre, geralmente causado por fungos. Sprays especiais feitos para ares-condicionados, que acabam com o mofo e com o bolor, podem ser comprados em lojas de eletrodomésticos, mas fazer uma manutenção adequada durante o uso e antes de desligar seu ar-condicionado durante o inverno pode prevenir que esses odores surjam.

Odores são mais comuns em ares-condicionados portáteis que foram guardados por todo o inverno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Serpentinas de evaporador e barbatanas

Quando seu ar-condicionado ficar desligado por um longo período, sujeira e umidade podem acumular nas barbatanas. Isso eventualmente acarreta no crescimento de mofo, que tem um odor estranho de decomposição. Conforme o ar passa pela peça pela primeira vez depois de cada temporada fria, o odor é espalhado pela sua casa junto com o ar frio. Isso ocorre em ares-condicionados portáteis fixos e com aparelhos de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar; o odor normalmente some depois da primeira vez que ligar o aparelho. É possível prevenir a ocorrência do odor limpando as serpentinas do evaporador com detergente neutro e água antes de guardar o utensílio para o inverno e novamente depois de ligá-lo.

Loading...

Bandeja de drenagem

Tanto faz se for guardar seu ar-condicionado durante o inverno ou se vai deixá-lo instalado, é necessário fazer algumas manutenções pré-inverno para prevenir o surgimento de odores. A bandeja de drenagem, que coleta a condensação quando seu ar-condicionado está ligado, deve ser esvaziada depois do último uso. Se a água for deixada na bandeja pode ocorrer a formação de bolor, e você não irá perceber isso até que ligue o aparelho novamente na primavera ou no verão. Antes de ligar o utensílio em cada estação, remova a bandeja de drenagem e lave-a com uma solução de água sanitária e água. Enxágue bem antes de colocá-la novamente no ar-condicionado.

Filtro

O filtro do ar-condicionado junta poeira e detritos que estão no ar em volta dele. Se essa sujeira for deixada no filtro durante os meses em que seu aparelho não estiver sendo ligado, ela pode desenvolver um odor. O filtro deve ser limpo depois do último uso de cada estação fria e checado novamente antes de ligá-lo para prevenir o surgimento de odores.

Remover odores

Retire o filtro do ar-condicionado e limpe-o com detergente neutro e água. Deixe secar completamente antes de colocá-lo no aparelho novamente. Se não for possível limpar o filtro, troque-o. Despeje uma xícara de água sanitária dissolvida com água no tubo de drenagem que transfere a condensação para a bandeja de gotejamento e enxágue bem com água limpa. Esse processo mata as algas e o mofo que podem ter crescido dentro do aparelho, e também elimina o odor. Para limpar as serpentinas, faça uma solução com algumas gotas de detergente para louça e água, e remova a capa e o filtro do seu ar-condicionado. Borrife a solução dentro do aparelho para matar qualquer bolor escondido em locais de difícil acesso e deixe que seque antes de recolocar a capa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...