O que é um ar-condicionado mini split?

Escrito por emily beach | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um ar-condicionado mini split?
Os condensadores de mini splits ficam no exterior da casa (Creative Commons)

Um mini split é um tipo de sistema de ar-condicionado sem dutos. Eles são conhecidos como sistemas divididos e são considerados uma alternativa às unidades de ar central ou de janela. Por causa de seu pequeno tamanho, eles normalmente são usados ​​em residências, mas existem também, em menor escala, algumas aplicações comerciais.

Outras pessoas estão lendo

Componentes

Um sistema de mini split é composto por dois componentes básicos: uma unidade de insuflamento interno conhecido como evaporador e um condensador que fica em uma área exterior da casa. As duas unidades são ligadas por uma série de tubos ou conduítes, que contêm linhas de refrigeração e condensação e também o cabo condutor de eletricidade para fornecer energia a cada uma das unidades. O evaporador interno pode ser embutido ou montado na superfície de paredes ou teto da área interior que requer refrigeração.

Usos

Mini splits são usados ​​principalmente para refrigerar residências que não estão equipadas com ar-condicionado central. Uma unidade evaporadora pode refrigerar um cômodo, ou várias delas podem ser conectadas a um condensador exterior para refrigerar diversas áreas. Esses sistemas também são úteis para o resfriamento de novas áreas adicionadas à casa. Em vez de estender a rede de dutos para o novo cômodo, o que possivelmente vai gerar a necessidade de adquirir um ar-condicionado central mais potente, um mini split pode ser instalado para refrigerar o novo anexo.

Instalação

O processo de instalação associado a esses aparlehos é bastante simples, especialmente quando comparado com o ar-condicionado central. Primeiro a unidade exterior é afixada sobre uma superfície sólida ou instalado em um novo patamar de concreto. Um buraco de 7,5 cm é perfurado na parede exterior da casa para dar passagem às linhas de condensação e refrigeração e então essas linhas são levadas por dentro de casa até a unidade evaporadora. Esse aparelho pode ser instalado em qualquer lugar da casa, a até 15 metros de distância do condensador.

Benefícios

Mini splits oferecem uma série de vantagens sobre outros sistemas de ar-condicionado. Eles não necessitam do trabalho de instalação de dutos, o que mantém os custos totais baixos. Usando um mini-split para refrigerar um cômodo, você pode evitar o custo e a bagunça da demolição associada com a adição de dutos à sua casa. Esses aparelhos também oferecem um alto nível de eficiência energética, direcionando o ar frio apenas onde é necessário, em vez de em toda a casa. Uma vez instalada, a unidade de mini split permanece no lugar. Em contrapartida, as unidades de janela devem ser removidas e guardadas no inverno ou cobertas, o que pode levar à formação de correntes de ar e à perda de calor.

Inconvenientes

Ainda assim, sistemas mini split também têm algumas desvantagens que você deve considerar. Primeiro, eles são mais caros do que outros sistemas de ar-condicionado, quando se compara o custo por tonelada de capacidade de refrigeração. Em espaços pequeno, eles podem fazer sentido, mas em casas maiores pode ser mais barato instalar ar-condicionado central ou aparelhos de janela. Além disso, muitos proprietários podem não gostar da aparência das unidades evaporadoras dentro de suas casas. Por último, pelo fato desses equipamentos serem relativamente novos pode ser difícil encontrar instaladores qualificados em algumas áreas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível