×
Loading ...

Como fazer arcos recurvos tradicionais

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer arcos recurvos tradicionais pode ser mais fácil do que imagina; foi descoberto, durante vários séculos, que ele fornece a maior quantidade de força de um arco sem polias. É possível construir seu próprio arco recurvo ao laminar juntas várias camadas finas de madeira para deixá-lo forte. Com um pouco de prática e persistência, você pode conseguir atirar como o Robin Hood em seu próprio arco feito à mão e personalizado.

Instruções

Você pode construir seu próprio arco recurvo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenhe o contorno do arco que você quer fazer no lado plano de sua tábua de 5 cm por 15 cm. Ele deve ser o perfil do arco sem corda, incluindo todos os detalhes ao redor dos braços do arco.

    Loading...
  2. Corte o contorno do arco usando uma serra de fita para criar um molde superior e inferior que você depois vai usar para colar o arco no lugar.

  3. Coloque um dos lados do modelo na vertical na sua superfície de trabalho e depois coloque uma ripa de madeira sobre a borda cortada. Cubra a superfície superior da ripa com uma fina camada de cola de madeira e adicione outra ripa por cima. Laminar várias ripas finas de madeira dessa maneira aumenta a força, resistência e flexibilidade do arco.

  4. Adicione mais ripas e cola até a espessura que você deseja tenha sido alcançada, tomando nota que muitas camadas a mais serão necessárias para construir a empunhadura do que os braços do arco.

  5. Coloque o outro lado do modelo de 5 cm por 15 cm sobre as ripas de madeira e a metade inferior do modelo, então prenda-os juntos usando alguns grampos tipo C para segurá-los enquanto secam.

  6. Remova o arco do modelo e dos grampos depois de deixar a cola secar por mais de dois dias, então faça o formato dos lados do arco ao desenhar o contorno que deseja antes de cortar na serra de fita. Esse contorno deve incluir os pontos de notch na ponta de cada braço para a corda, assim como os detalhes na empunhadura que deve incluir o local de descanso da flecha.

  7. Lixe seu arco usando uma lixa embrulhada ao redor de um bloco. Comece com um grão mais pesado (60-80) e termine com um mais fino (400) antes de pintar ou passar laquê. Coloque uma corda de tamanho apropriado para o tamanho dele e teste.

Loading...

Dicas

  • Adicionar uma ou duas camadas de fibra de vidro e epóxi entre as ripas de madeira pode aumentar a força do arco.

Aviso

  • Nunca atire flechas em pessoas ou animais.

O que você precisa

  • Tábua de 5 cm por 15 cm (1,8 m de comprimento).
  • Ripas de madeira ( 25,1 cm de espessura, 5 cm de largura, 1,8 m de comprimento)
  • Cola de madeira
  • Serra de fita
  • Grampos tipo C
  • Lixa

Referências

Loading ...
Loading ...