×
Loading ...

Como fazer areia colorida com sal

Atualizado em 21 novembro, 2016

A arte com areia dá às crianças a oportunidade de experimentar e criar com um meio incomum. Elas podem sobrepor e manipular a areia para criar designs abstratos em espirais dentro de garrafas e jarros, enfeitando-os com conchas e vidros polidos recolhidos nas férias na praia. Elas também podem usar pedras de rio de uma enseada próxima ou até nozes e sementes. Você pode tornar este projeto ainda mais barato ao colorir o sal de cozinha para fazer areia de duas maneiras fáceis.

Instruções

O sal colorido é um substituto barato para a areia em artesanatos (salt jars image by Horticulture from Fotolia.com)

    Corante alimentício

  1. Despeje várias colheres de sopa de sal em um saco plástico para sanduíche para cada cor que desejar fazer.

    Loading...
  2. Despeje algumas gotas de corante alimentício em cada saco. Em seguida, feche-os, removendo todo o ar.

  3. Agite e aperte o saquinho para misturar o corante e o sal. Se a cor não ficar escura o suficiente, adicione mais corante até atingir o tom desejado. Você pode fazer mais de um tom de uma cor ao adicionar mais ou menos gotas de corante.

  4. Crie diferentes cores misturando as que você tem. O azul e o amarelo criam o verde, vermelho e azul fazem o roxo, e amarelo e vermelho formam o laranja. Também é possível controlar o tom neste processo. Por exemplo, crie o azul petróleo adicionando muito azul a um pouco de verde. Faça o rosa com apenas algumas gotas de vermelho.

    Pintando com giz

  1. Disponha um pedaço de papel encerado em uma assadeira. Adicione algumas colheres de sopa de sal puro sobre ele e alise-o em uma camada única usando suas mãos.

  2. Pressione um pedaço de giz contra o sal e esfregue-o. Ele adicionará cor ao sal, pois este o moerá. Tenha paciência; conseguir uma cor escura levará algum tempo.

  3. Crie uma cor de sal de cada vez. Remova a folha de papel encerado e substitua-a por uma nova, com mais sal. Continue esfregando o giz até ter todas as cores desejadas.

Loading...

Dicas

  • Deixe que sua arte de areia descanse por 24 horas antes de tampá-la. Encha o recipiente com o máximo de areia possível para evitar que ela se mova e se misture.
  • Aplique cola ao topo de sua obra de arte com areia para evitar derramamentos e impedir que crianças e animais de estimação a comam.
  • Tente usar palitos de dente ou espetinhos para fazer desenhos em sua areia. Enfie o espetinho na areia para fazer uma cordilheira de montanhas invertida.
  • Encha metade de seu jarro com areia e deslize uma pedra, concha, botão ou pedaço de vidro polido por ela, contra a lateral do recipiente. Encha-o com mais areia até que o objeto esteja coberto pelo fundo; você ainda deve ser capaz de vê-lo pelo lado de fora do jarro.

O que você precisa

  • Sal
  • Saco plástico para sanduíche
  • Corante alimentício
  • Papel encerado
  • Assadeira
  • Giz colorido

Referências

Loading ...
Loading ...