Mais
×

Qual o tipo de areia usado para filtros de piscina?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os filtros funcionam para remover partículas de sujeira da água da piscina. Enquanto os produtos químicos podem matar as bactérias presentes na água, eles não removem as bactérias mortas e não têm ação alguma sobre minerais ou resíduos orgânicos que se acumulam na piscina. O filtro remove essas partículas contaminantes antes que possam causar algum dano; eles são o tipo mais comum de filtro, mas exigem a utilização de uma areia especial, vendida em lojas especializadas para produtos de piscina.

Os filtros de areia exigem uma areia fina comercial, como a sílica (Swimming pool and pool house image by Jim Mills from Fotolia.com)

Processo

Um filtro de areia é basicamente um cilindro parcialmente preenchido com areia. A água é bombeada através desse filtro e puxada através da areia. Qualquer partícula presente na água fica presa à areia, enquanto a água flui facilmente através dela. A água, já limpa, é bombeada de volta para a piscina, enquanto válvulas mantém a areia no lugar.

Qualidades de areia

Os usuários de filtros de areia devem comprar variedades específicas de areia. A areia comum, encontrada na praia, não funcionará pois a areia para filtro de piscina é feita de grãos pequenos e muito finos. Quanto mais fina a areia, mais facilmente ele poderá reter pequenas partículas ao deixar a água passar através dela; já a areia normal é muito angular e grande para ser eficaz no processo de filtração.

Onde encontrar

Os usuários de filtros de areia devem procurar por sacos de areia para filtro em lojas de produtos para piscina, geralmente disponíveis em quantidades de cinco ou 10 kg. Existem vários tipos diferentes de areia para piscina e apesar de alguns filtros serem feitos para determinados tipos de areia, há pouca diferença entre as marcas. Deve-se procurar por areia Quikrete, HTH, Aqua Quartz ou Zeosand.

Materiais

Aqueles que utilizam filtros de piscina também devem pesquisar do que a areia é feita. Um dos materiais mais interessantes é a sílica, que é muito eficaz para filtragem, mas pode ser perigosa se inalada. Alguns fabricantes, como a Zeosand, utilizam o zeolite verde para fazer a areia, o que também é aceitável.

Troca de areia

Os filtros de areia geralmente possuem sistemas de retro lavagem que eliminam os contaminantes que se acumulam na areia. Não é comum a areia dos filtros acabar, principalmente nos primeiros anos de utilização. A areia só deixa o filtro se as válvulas quebrarem ou se técnicas inadequadas de limpeza são aplicadas; a mesma areia pode ser re-utilizada durante grande parte da vida útil do filtro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article