Mais
×

Argumentos eficazes para justificar um atraso

Atualizada April 17, 2017

Não importa se você está atrasado para a aula, para o trabalho ou para um encontro. Você sempre deve ter uma boa desculpa para a sua demora. Caso tenha uma justificativa legítima para o atraso, conte a verdade. Mas nem sempre as pessoas têm um motivo real para seus atrasos. Em uma pesquisa com pessoas empregadas, 24% admitiram terem inventado uma desculpa para seus atrasos.

Se você estiver atrasado para uma reunião importante, tenha uma justificativa pronta para a sua demora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Meu carro quebrou!

Explique que o seu atraso foi causado por problemas com o carro. Pode ser um pneu furado, um tanque vazio ou até um motor que não queria arrancar. Você também pode dizer que consertar o carro sozinho tomou o seu tempo ou que perdeu ainda mais tempo levando-o até a oficina.

Dormi demais!

Culpe seu atraso para uma reunião marcada para logo cedo por ter dormido demais. Você sempre pode dizer que o despertador não tocou e que não sabia que já era tão tarde. Outra desculpa é ter ficado acordado até muito tarde na noite anterior. Se for usar essa justificativa, esteja preparado para explicar o motivo disso. Uma opção é dizer que dormiu pouco por ter ficado trabalhando até tarde.

Fiquei preso em um engarrafamento!

Caso more em uma metrópole ou nos arredores de uma, poderá dizer que as vias da cidade estavam engarrafadas e que, por isso, atrasou. Outra desculpa que pode usar é a de que aconteceu um acidente de trânsito no seu caminho para o trabalho ou a de que ficou preso em um engarrafamento. Se você mora em uma cidade menor, ainda poderá usar a desculpa do trânsito. Mas se a pessoa com quem tinha um compromisso marcado conhecer bem a área, poderá saber que o trânsito não era problema.

Explique seu atraso dizendo que ficou preso em um engarrafamento (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Fiquei perdido!

Existem inúmeras justificativas para atrasos que incluem o verbo "perder". Você pode dizer que perdeu as chaves do carro e demorou tanto a encontrá-las que se atrasou. Também pode dizer que perdeu a noção do tempo enquanto se dedicava a um projeto importante ou simplesmente contar que se perdeu no caminho até o local da reunião.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article