Armazenando logs de erro em arquivos de texto em uma aplicação VB.NET

Escrito por jaime avelar | Traduzido por felipe zschornack
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Armazenando logs de erro em arquivos de texto em uma aplicação VB.NET
Capture exceções em VB.NET (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Depurar um grande programa escrito em Visual Basic.NET (VB.NET) com muitos módulos de código pode ser demorado, especialmente se não existir nenhum log (registro) de erros. O VB.NET é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações desktop, Web e móveis. Logs de erros armazenados em arquivos de texto exibem informações sobre eventos que ocorrem na aplicação, o que pode ajudar a encontrar problemas de programação. O objeto "My.Application.log" é usado para gravar informações em log listeners (monitoradores de logs). Os log listeners são configurados usando-se os arquivos de configuração do seu computador, mas é possível substituí-los usando seu próprio arquivo de configuração do aplicativo.

Outras pessoas estão lendo

Logs de Aplicações

Os objetos "My.Application.Log" e "My.Log" são usados para registrar e rastrear informações. Um problema comum para os desenvolvedores é tentar encontrar onde os arquivos de log estão armazenados. A menos que tenham sido alterados pelo desenvolvedor, os arquivos de log são armazenados por padrão nos dados de aplicativos do usuário. É possível obter o caminho dos logs através do código utilizando a propriedade "FullLogFileName" do objeto "DefaultFileLogWriter". O formato do caminho será semelhante a:

C:\Documents and Settings\username\Application Data\CompanyName\ProductName\ProductVersion

Configure o Monitorador de Log de Arquivo (File Log Listener)

É necessário configurar o monitorador de log de arquivo a fim de registrar informações de rastreamento em um arquivo de log. Para configurar o monitorador de log, é necessário adicionar um "Application Configuration File" (arquivo de configuração da aplicação) ao seu projeto. Dentro desse arquivo é possível definir os elementos necessários para criar os logs das informações. O código a seguir é um exemplo do elemento "FileLogListener" que pode ser adicionado ao seu arquivo de configuração do aplicativo:

<add name="FileLogListener" type="Microsoft.VisualBasic.Logging.FileLogTraceListener, Microsoft.VisualBasic, Version=8.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a" initializeData="FileLogListenerWriter" location="Custom" customlocation="c:\temp\" />

A aplicação inicia ou termina a execução

O VB.NET pode ser usado para muitas finalidades, tais como a captura de resultados de teste de um produto. Registrar informações sobre erros é importante, e registrar o momento em que esses eventos ocorreram também é importante. Você pode querer fazer um log quando o aplicativo começou a executar e quando terminou a sua execução. Além disso, gravar o tempo enquanto o teste está ocorrendo pode ser importante. O código a seguir é um exemplo de como criar um log de tempo do computador:

My.Application.Log.WriteEntry("test 1 was running at " & My.Computer.Clock.GmtTime.ToString)

Registrando exceções

Uma aplicação em VB.NET bem escrita inclui uma maneira de capturar exceções no código. Uma exceção será acionada quando o compilador detecta um problema no código durante a execução. Registrar as exceções em um arquivo de log pode aumentar as chances de erros serem encontrados rapidamente. No VB.NET, o bloco "Try ... Catch ... End Try" é usado para capturar exceções. O código a seguir é um exemplo de como acionar uma exceção e registrá-la em um arquivo de texto:

Public Sub ExceptionLogTest(ByVal fileName As String) Try Dim x As Object MsgBox(x.ToString) Catch ex As Exception My.Application.Log.WriteException(ex, TraceEventType.Error, "Exception in ExceptionLogTest " & "with argument " & fileName & ".") End Try End Sub

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível