×
Loading ...

Como armazenar uma bola de basquete?

Atualizado em 23 março, 2017

O jogo de basquete foi inventado por um americano chamado James Naismith em 1891. Desde então tem ganhado popularidade, não só nos Estados Unidos mas também em muitos países ao redor do mundo. Considerando a afluência de espectadores durante os jogos deste esporte, é provável que muitas famílias tenham uma bola de basquete para fins recreativos. Adultos e crianças podem jogar basquete em uma quadra de basquete regular ou em um aro improvisado em seu quintal. Uma das questões mais negligenciadas é o método de armazenamento da bola de basquete.

Pode ser difícil descobrir o método de armazenamento adequado para uma bola de basquete (basketball #5 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Armazenamento e cuidados com a bola

Se a bola não será usada por um longo tempo, ela pode ser esvaziada, o que irá torná-la menor para ser armazenada em um armário; no entanto, se você jogar basquete regularmente, recomenda-se mantê-la inflada e armazenada dentro de casa. Deixar sua bola de basquete no quintal pode expô-la à luz solar, tempo frio, chuvas e outros elementos. Isto pode deteriorar sua qualidade, resultando em perda de pressão de ar ou na formação de nódulos na superfície da bola. A bola deve ser verificada regularmente para garantir que está com a quantidade certa de ar. A quantidade certa de ar permitirá que a bola salte alto.

Loading...

Quanto ar deve ter na bola?

As bolas de basquete geralmente vêm com instruções para a quantidade de pressão de ar que deve ser aplicado para que ela atinja o enchimento recomendado. Durante a fabricação das bolas, ela são testadas a partir de uma altura de 1,8 m. Quando as bolas atingem uma altura de salto de 1,2 m a 1,4 m, a pressão do ar utilizada para alcançar esta altura é impressa sobre a bola.

Cuidando de bolas autografadas e souvenirs

Bolas de basquete autografadas e souvenirs geralmente não são feitas para serem jogados, mas sim para serem guardadas e exibidas em memória de um jogador favorito, jogo ou evento. Elas devem ser mantidas cheia de ar e guardados em um display de vidro para mostrar o autógrafo e manter a sua qualidade. Dependendo da popularidade do jogador, jogo ou evento, bolas de basquete autografadas ou souvenirs podem custar até milhares de reais. Ao contrário de bolas regulares, as autografadas não devem ser esvaziadas, pois isso pode causar uma deformação na assinatura.

Composição da bola de basquete

A bola de basquete é composta do revestimento exterior e da bexiga interior. A superfície exterior é feita de couro ou borracha, enquanto a bexiga interior é feita de borracha butílica com fibras de nylon ou poliéster. Um bola normal é laranja e tem uma circunferência de 76 cm, com um diâmetro de 25 cm. Bolas menores são normalmente concebidas para jogadores do ensino médio e ligas femininas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...