Mais
×

Como armazenar uma coleção de moedas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A coleção de moedas é um hobby que data desde a Idade Média. Uma vez conhecido como o "hobby dos reis" — pois somente eles tinham os recursos financeiros disponíveis para ficar com as moedas como forma de arte ao invés de usá-las — colecionar moedas hoje é algo que qualquer um com algum interesse na área pode perseguir. Se você tiver uma coleção de moedas ou desejar começar uma, precisa saber como armazená-la corretamente.

Instruções

Preserve suas moedas da maneira correta e mantenha-as em boas condições de armazenamento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Guarde suas moedas da forma certa

  1. Use envelopes, jarros ou caixas para moedas mais novas e menos valiosas. Elas não precisam ter manuseio nem catálogo especial, portanto, qualquer recipiente barato que você tiver à mão serve para o armazenamento.

  2. Encontre conjuntos de organização de moedas. Elas devem ser postas em pastas especialmente projetadas para elas. Mesmo que conjuntos de moedas encomendadas de fornecedores especiai possam vir em um organizador, você pode comprar organizadores diferentes em livrarias e lojas de hobby.

  3. Trate as moedas mais antigas e mais valiosas da forma correta. Elas são mais facilmente danificadas e exigem manuseio especial. Pastas ou recipientes de plástico rígido são ideais para moedas mais antigas e delicadas. Quanto mais selado o recipiente, melhor. Isso ajudará a impedir a oxidação, arranhões e outros problemas relacionados com a idade.

  4. Sele suas moedas mais valiosas hermeticamente. Mesmo que você não consiga pegar a moeda facilmente quando ela estiver selada (envolvida em plástico), a moeda ficará protegida de quase qualquer acidente que possa ocorrer.

  5. Mantenha as moedas em um local seguro. Mesmo que seja provavelmente seguro exibir um pouco da sua coleção, permanece o fato de que as moedas são um alvo atraente para ladrões. Mantenha sua coleção longe de janelas e portas e ponha suas moedas mais valiosas trancadas.

Dicas

  • A exposição ao ar e à umidade farão com que as moedas mudem de cor. Essa mudança é devido a um processo químico chamado oxidação. Mesmo que ela não reduza o valor da moeda, ela ficará mais atraente para a exibição se a oxidação for minimizada. Você pode reduzir a oxidação colocando alguns pacotes de sílica no recipiente que estiver usando para armazenar as moedas.

O que você precisa

  • Caixas de papelão
  • Envelopes de papel
  • Álbuns de armazenamento de moedas
  • Computador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article