A arnica (Solidago microglossa ou Arnica montana) é uma erva que tem sido usada como medicamento desde o século 14 pelos povos das Américas e da Europa. Essa erva tem várias utilizações e pode ser aplicada em luxações, picadas de insetos, inflamações musculares, dores nas juntas e contusões. O uso tópico da arnica pode ajudar a aliviar a dor e acelerar o processo de cura.
Instruções
-
Adquira a arnica tópica, que é encontrada em diversas variedades, como tintura com 70% de álcool, em gel ou pomada. A arnica pode ser comprada em vários tipos de lojas e mercados e em várias farmácias.
-
Coloque a arnica diretamente sobre a contusão e massageie delicadamente para que penetre na pele. Quanto mais cedo aplicá-la, melhor será o alívio da contusão. A arnica reduz o inchaço, o escurecimento e o desconforto na área ferida.
-
Armazene a arnica em temperatura ambiente. O excesso de calor ou de frio pode degradar sua integridade e torná-la menos eficaz.
-
Reaplique a arnica na área afetada de acordo com as instruções encontradas no rótulo. De modo geral, ela pode ser aplicada sempre que necessário, desde que a pele a absorva numa proporção adequada. O produto pode ser usado em crianças e adultos, mas verifique o rótulo, pois a dose aplicada em crianças deve ser menor.
-
Procure um médico ou homeopata caso tenha algum tipo de reação alérgica à arnica. Algumas pessoas são muito alérgicas à planta, por isso certifique-se antes de aplicar o produto em uma área maior.
-
O uso de arnica por tempo prolongado pode causar o surgimento de irritação ou eczema no local onde foi aplicada. Descontinue o uso caso isso aconteça. Não use arnica nesse local novamente até que a pele esteja curada.