O que é arnica em gel?

Escrito por eulalia palomo | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é arnica em gel?
A arnica é um excelente remédio (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

O gel de arnica é uma preparação tópica feita com o extrato das pétalas da arnica. Essa planta é nativa da Europa e lá tem sido usada como remédio tópico por centenas de anos. A arnica cresce nas montanhas, mas ela também é cultivada em jardins por causa de suas propriedades medicinais. Suas flores amarelas são colhidas no fim do verão e desidratadas para o uso em preparações à base de ervas.

Outras pessoas estão lendo

Gel de arnica na homeopatia

A medicina homeopática tem sido utilizada por centenas de anos. Na Europa, ela é a segunda forma de tratamento mais utilizada. As preparações homeopáticas usam uma quantidade de substância floral altamente diluída em água. O gel de arnica pode ser utilizado com segurança, pois não causa nenhum efeito colateral na interação com outros remédios e ainda é efetivo na cura de inflamações.

Gel de arnica à base de ervas

O gel de arnica é feito com extratos de planta mergulhados em óleo ou álcool para liberar as propriedades curativas das flores desidratadas. O gel de arnica em sua forma à base de plantas tem os mesmos benefícios que a arnica homeopática, sendo usado em inflamações e tecidos levemente machucados. A preparação à base de ervas é muito mais forte do que a homeopaticamente diluída. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (University of Maryland Medical Center), o gel de arnica à base de ervas pode causar irritação após uso prolongado.

Usos

A arnica em gel é utilizada topicamente em machucados que resultem em inflamação ou leve dano aos tecidos. Aplique gel de arnica em contusões, inchaço associado a distensões ou fraturas, artrite e músculos distendidos ou doloridos. A arnica em gel não é utilizada em machucados abertos, pois pode irritar a ferida ou erupção.

Artrose

Um estudo na Suíça determinou a eficácia das propriedades anti-inflamatórias da arnica em gel ao compará-la como o ibuprofeno em gel. De acordo com o jornal online "HealthWayMagazine.com", em ambos os grupos, o estudo demonstrou um mesmo número de redução de rigidez nas articulações e menor duração e menos ocorrências de rigidez matinal, indicando que o gel de arnica é tão efetivo quanto o de ibuprofeno. Essa pesquisa foi feita após um estudo informal na Inglaterra descobrir que pessoas sofredoras de artrose mostraram uma melhoria com o uso de gel de arnica.

Considerações

O gel de arnica é uma ferramenta eficaz para minimizar contusões, controlar inflamações e acelerar o processo de cura após uma distensão ou lesão. O gel de arnica homeopático é seguro para o uso em crianças e bebês. Ele pode causar irritação, portanto, ao utilizar o gel de arnica, principalmente o à base de ervas, descontinue o uso se algum efeito colateral acontecer. Algumas poucas pessoas são alérgicas à arnica e devem evitá-la completamente. O gel de arnica é uma preparação tópica e seu uso deve ser externo e em pele intacta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível