Por que arquivos PDF estão impossíveis de ler?

Escrito por filonia lechat | Traduzido por guilherme feitoza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que arquivos PDF estão impossíveis de ler?
Arquivos PDF podem ser difíceis de abrir (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Arquivos PDF, sigla em inglês para "formato de documento portátil", facilitam o uso de diversos programas em conjunto. Uma pessoa que usa um programa para criar um arquivo não precisa se preocupar se quem recebê-lo vai conseguir abri-lo, pois a leitura de um PDF depende apenas de um programa gratuito. No entanto, é possível encontrar dificuldades em abrir um PDF, algumas vezes, e há muitos fatores que podem contribuir para esse problema de leitura.

Outras pessoas estão lendo

Software

Uma das razões mais comuns para um arquivo PDF não abrir – e a mais fácil de se resolver – é que a pessoa que está tentando abri-lo não possui um software que o faça. Abrir um arquivo PDF requer um programa grátis, criado e distribuído pela Adobe, que também faz softwares para criação de PDF – o "Creation Software Adobe". Uma pessoa que não possui o leitor instalado não verá o ícone vermelho e preto do PDF; no lugar, aparecerá uma caixa branca simbolizando que o computador não sabe qual programa usar para abrir o arquivo.

Zoom

Por mais que pareça óbvio, a resolução da tela de uma pessoa é um fator crucial para que um arquivo PDF seja legível. Já que os arquivos de PDF podem ser imagens de escaneadas de papel, fontes pequenas e letra cursiva podem ter dimensões pequenas que não podem ser visualizadas em tamanho real. Com o zoom baixo, um papel bastante escrito ou rabiscado pode parecer um borrão ou um monte de pontos pretos e linhas, em vez de um texto claro, como seria se o zoom fosse maior.

Conversão

Mesmo se você tiver o Reader (leitor padrão) instalado, tentar abrir um arquivo com um programa que não permita fazê-lo irá causar problemas. Por exemplo, o Reader não permite editar um PDF – você precisa de um Acrobat para tal – mas você ainda pode usar outros programas para escrever ou grifar informações importantes. Você pode abrir um PDF em um programa como o Adobe Photoshop e ter seu arquivo legível. Por outro lado, se tentar abrir um PDF com o Windows Paint, o navegador gráfico nativo do sistema, você terá um arquivo ilegível, pois o Paint não aceita arquivos PDF.

Elementos faltando

Uma arquivo que apareça perfeitamente legível na tela de uma pessoa pode parecer totalmente ilegível na de outra, unicamente devido à falta de algo no arquivo. Em alguns casos, um PDF que parece embaralhado é resultado de falta de fontes. Enquanto pode parecer simples criar um PDF do que quer que você esteja fazendo, se a pessoa que receber o PDF não tiver as fontes instaladas, o arquivo ficará ilegível. Você pode resolver isto de duas maneiras: tente usar fontes universais, como a Helvetica ou inclua as fontes no seu PDF. Isto requer o uso do Distiller, que também é produzido pela Adobe. Um arquivo PDF ilegível pode também não ter a senha ou o certificado para tornar o arquivo legível. Entre em contato com o criador do PDF caso ele esteja encriptado. A encriptação é removível com senha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível