Lazer e cultura

Como fazer um arranjo de um coral SCTB (soprano, contralto, tenor e baixo) para piano

Escrito por steven j. miller | Traduzido por carolina pires
Como fazer um arranjo de um coral SCTB (soprano, contralto, tenor e baixo) para piano

Fazer arranjos de uma música para partes de um SCTB requer um planejamento cuidadoso

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fazer arranjos de partes para soprano, contralto, tenor e baixo, de modo que funcionem numa pauta de piano, é um trabalho simples e direto. Na maioria dos casos, você nem precisa mudar as partes individuais para fazer com que o arranjo funcione. Se as partes forem drasticamente diferentes ritmicamente podem apresentar alguns problemas e você terá que decidir o que é importante e o que pode ficar de fora. Muitas peças para coral já vêm com as partes SCTB divididas em arranjos numa redução para piano, mas, para as que não vêm, você terá que fazer isso manualmente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece observando a peça em sua totalidade. Você deve procurar pelos seguintes problemas que podem surgir quando fizer um arranjo para piano: ritmos diferentes entre as partes e seções de divisi em que uma das partes toca mais de uma nota.

  2. 2

    Resolva quaisquer problemas descobertos antes de fazer arranjos para a peça. Se existirem ritmos diferentes, use o ritmo para melodia (normalmente a voz mais aguda) e baixo, apenas. Se existirem problemas com partes em divisi, confira se está escrita de uma forma que possa ser divida entre as duas mãos. Em geral, você deve evitar escrever linhas independentes em uma só mão, já que isso as torna de difícil execução.

  3. 3

    Escreva as partes do baixo e do tenor na clave de fá do piano. Dedique grande atenção a qualquer aspecto que possa gerar problemas, como ritmos diferentes e intervalos de mais de uma oitava. Mantenha a distância entre partes em no máximo uma oitava. Isso pode fazer com que seja necessário transpor o baixo uma oitava acima.

  4. 4

    Termine de transcrever a peça ao copiar as partes do soprano e contralto na clave de sol. Se fizer com que a execução fique mais fácil, você pode copiar o tenor na clave de sol também. Isso depende do tenor mover-se ritmicamente na mesma subdivisão do contralto. Não tenha medo de alterar a oitava de uma das partes para facilitar a execução.

Dicas & Advertências

  • As linhas mais importantes são a melodia principal e o baixo. Certifique-se que você copiou essas linhas de forma idêntica.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media