on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como arredondar para a centena de milhar mais próxima

Atualizado em 20 julho, 2017

Arredondar números é uma habilidade básica que os alunos aprendem nos primeiros anos de escola e que tem um papel essencial na capacidade de fazer estimativas, que são utilizadas diariamente em muitas profissões. Empreiteiros estimam custos de materiais e de construções, o diretor financeiro de uma empresa estima seu orçamento anual e adultos responsáveis estimam os gastos mensais e conseguem, inclusive, prever o valor da conta do supermercado. Como a estimativa é uma técnica muito utilizada, é importante arredondar com precisão, para que suas estimativas estejam corretas.

Instruções

Muitas profissões utilizam o arredondamento diariamente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Identifique a posição da centena de milhar, que é a sexta casa à esquerda da vírgula. Por exemplo, a centena de milhar do número 170.000 é 1.

    Loading...
  2. Observe o número imediatamente à direita, na posição da dezena de milhar. Se ele for igual ou maior do que 5, some 1 à centena de milhar. Se for igual ou menor do que 4, o valor se mantém. Por exemplo, a dezena de milhar do número 170.000 é 7 e, como esse número é maior do que 5, é necessário arredondar o 1 da centena de milhar para 2.

  3. Transforme todos os números à direita da centena de milhar em zero. No caso de 170.000, o 1 é arredondado para 2 e todos os algarismos remanescentes são transformados em zero. Assim, nosso exemplo é arredondado para 200.000.

Loading...

Dicas

  • O processo de arredondamento não depende do tamanho do número.
  • Fazer compras é uma excelente situação para praticar as habilidades de estimativa.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...