Arroz com frango: um prato tipicamente cubano saudável

Escrito por heide braley Google | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Arroz com frango: um prato tipicamente cubano saudável
O paraíso tropical cubano tem sido fortemente influenciado pela cultura espanhola (http://www.tasteofcuba.com/arrozconpollo.html)

Ao viajar para Cuba, você terá seus horizontes culinários ampliados por uma cultura maravilhosa, com pratos saudáveis, coloridos e saborosos, como o arroz com frango. O paraíso tropical cubano foi fortemente influenciado pela cultura espanhola. Após a chegada de Cristóvão Colombo na lha, foi formada uma colônia que prosperou por gerações. A comida é uma mistura da cozinha europeia com a cozinha nativa e o prato favorito é arroz com frango.

Outras pessoas estão lendo

Significado

Pratos como arroz com frango são um resquício da influência europeia na cozinha, onde alimentos simples como esse prato são combinados com ervas aromáticas e temperos, para criar uma refeição visualmente apetitosa. O amarelo do urucum no arroz se contrasta muito bem com o frango assado. Tradicionalmente servido como uma refeição, é simples, mas é um prato que reúne toda a família. Os complexos de carboidratos misturados com a proteína no frango satisfaz quem come. Além das vitaminas e dos minerais dos legumes refogados que tornam o prato ainda mais rico em nutrientes.

Características

Arroz com frango é uma combinação bonita com grãos de arroz aromatizados, com uma cobertura crocante. O frango é de derreter na boca; o tempero de legumes refogados e um caldo chamado de "sofrito" em uma assadeira especial de barro acompanham o prato. O arroz é temperado com urucum, embora possa ser substituído por açafrão, para obter um prato mais refinado; às vezes até mesmo a curcuma pode substituir o urucum, quando esse tempero é difícil de ser encontrado. O frango é um alimento básico em Cuba, considerando que é difícil encontrar carne bovina no país. Algumas pessoas, ao prepararem o prato, preferem não dourar o frango antes que todo o prato esteja cozinhado na panela de barro. No entanto, ao dourar o frango deve-se acrescentar uma dimensão aromática ao sabor. O "sofrito" é uma mistura saborosa de alho, tomate e pimentas fervidos em um caldo de cerveja e temperos. A combinação saudável de cada um desses ingredientes mantém a glicemia baixa no pâncreas e estabiliza o açúcar no sangue, devido à proteína do frango que diminui o metabolismo do carboidrato do arroz.

Geografia

O arroz com frango é encontrado principalmente no lado ocidental de Cuba, onde os resquícios da cultura europeia permaneceram. O lado oriental foi fortemente influenciado pela cultura caribenha e africana, devido à operação de rotas comerciais nos portos. Todavia, o tradicional arroz com frango pode ser encontrado em qualquer parte da ilha, para quem busca uma opção saudável.

Prevenção solução

Considerando que muitos alimentos cubanos podem conter muita gordura utilizada para refogar os vegetais, o arroz e o frango, alguns ajustes podem ser feitos para tornar o prato mais saudável para que gostam de uma refeição mais light. Durante o processo de cozimento do frango, a pele pode ser retirada e a carne pode ser cozinhada no molho de "sofrito". Além disso, ao invés de refogar o alho e a cebola no óleo, tente borrifar um pouco de óleo na frigideira e mexa os legumes picados, até que estejam douradas e cheirando. Tome cuidado para não queimá-los. O resto da receita é bastante saudável com o uso de ervas e temperos. O alho é conhecido por diminuir os lipídios no sangue e é um poderoso agente antifúngico. Os tomates são uma grande fonte de glicopeno, um nutriente bastante oxidante que previne a oxidação das células; a pimenta é uma boa fonte de vitamina C.

Considerações

O prato é maravilhoso para ser comido no mesmo dia, mas também é uma boa opção para ser preparado um dia antes de uma grande festa. Cubra o prato e no próximo dia amacie o arroz e aqueça lentamente em um forno aquecido. Você poderá até considerar que o prato fica mais gostoso no dia seguinte. Faça uma quantidade adicional de molho "sofrito" para colocar ao lado do prato e para dar um ar de frescor. Corte alguns tomates e pimenta com cebolinha fresca e dê cor ao prato. Todos que comerem desse delicioso prato cubano vão pedir para repetir!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível