Mais
×

Como fazer arroz integral no vapor

Atualizado em 17 abril, 2017

O arroz integral é uma opção saudável ao arroz branco simples. Apesar de mais nutritivo, ele é mais difícil de cozinhar. Encontrar o equilíbrio perfeito da textura pode ser difícil; alguns minutos a menos ou a mais e você acabará com grãos crocantes ou com um pote de mingau. Cozinhar o arroz parcialmente e depois prepará-lo no vapor é a maneira mais eficaz de se fazer um arroz integral perfeito com qualidade de restaurante. Uma xícara de arroz integral cru renderá duas xícaras de arroz cozido.

Instruções

Lave bem o arroz integral antes de cozinhá-lo (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  1. Lave o arroz em uma peneira, por baixo de água corrente fria, por cerca de 30 segundos.

  2. Ferva 12 xícaras de água em uma panela grande em fogo alto.

  3. Adicione o arroz e o sal à água fervendo. Mexa apenas uma vez, em seguida, deixe a água ferver novamente. Deixe o arroz descoberto cozinhando na água fervente por 30 minutos.

  4. Despeje o arroz e água em uma peneira sobre a pia da sua cozinha. Deixe o arroz escorrer completamente por cerca de 15 segundos, sacudindo a peneirar para liberar o excesso de água.

  5. Coloque o arroz novamente na panela para aquecer. Tampe-a com uma tampa ou toalha de cozinha. Deixe-o cozinhar no vapor dentro da panela por 10 minutos. Se preferir um arroz mais macio, deixe-o no vapor por mais alguns minutos.

  6. Solte o arroz com um garfo e sirva-o quente.

O que você precisa

  • 1 xícara de arroz integral
  • Peneira
  • Água
  • Panela
  • 1/2 colher de chá de sal (opcional)
  • Garfo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article