O que pode arruinar um filme 35 mm

Escrito por zoe van-de-velde | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode arruinar um filme 35 mm
Em 1934, a Kodak vende pela primeira vez o filme 35 mm (roll of 35mm film image by PeteG from Fotolia.com)

Em 1934, a Kodak vende pela primeira vez o filme conhecido como 135 ou 35 mm, que recebe este último nome por conta de sua largura. Seu processamento ocorre em uma sala totalmente escura, onde o rolo é aberto e a película, antes protegida da luz, é colocada em um carretel e mergulhada no líquido de revelação. Em seguida, o filme é colocado no líquido fixador por um determinado tempo. Depois, ocorre o processo de secagem, antes que o filme possa ser utilizado para fazer cópias das fotos. Nesta etapa, ele fica pendurado para que o filme seque e todos os produtos sejam retirados da película.

Outras pessoas estão lendo

Luz

Um filme 35mm nunca deve ser exposto à luz. Depois de colocar o filme na máquina fotográfica, preso ao carretel interno, feche a câmera e não abra-a novamente até que tenha utilizado todo o filme. Lembre-se que, antes de abrir a câmera, o filme deve estar dentro do rolo de armazenamento. O rolo é feito de metal e protege o filme da luz.

O que pode arruinar um filme 35 mm
A luz arruina o filme 35mm devido à sua alta sensibilidade (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

Calor

O calor extremo danifica o filme 35mm, não importando se você estiver em uma região muito quente ou se colocar o filme muito próximo a um aquecedor. O filme deve estar sempre em temperatura ambiente. Muitos fotógrafos colocam os filmes na geladeira ou no freezer para conservá-los por longos períodos, inclusive depois da sua data de validade. Caso você coloque o filme na geladeira, garanta que ele voltou à temperatura ambiente antes de colocá-lo na câmera, pois a condensação irá afetar a qualidade do filme.

O que pode arruinar um filme 35 mm
O calor danifica o filme (white flame heat image by siloto from Fotolia.com)

Máquinas de radiografia (raio X)

As máquinas de raio X podem afetar os filmes 35mm, principalmente se forem muito potentes. As máquinas criam uma espécie de efeito embaçado no filme e quanto maior a qualidade, a partir do ISO 400, mais vulnerável o filme será aos efeitos do raio X. Um novo tipo de scanner que vem sendo utilizado nos aeroportos aumenta o dano e o efeito embaçado nos filmes 35mm. A única maneira de proteger seu filme é colocá-lo em uma sacola plástica e solicitar que a inspeção seja manual. Os agentes de aeroporto nem sempre aceitam a solicitação e seu filme pode acabar na máquina de raio X de qualquer maneira. Alguns fotógrafos utilizam uma bolsa feitas com linhas de chumbo, mas isso também não garante que o filme estará protegido.

O que pode arruinar um filme 35 mm
As máquinas de raio X danificam o filme, causando o efeito embaçado (x-ray of arms image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Água e Umidade

Molhar seu novo filme 35mm certamente irá arruiná-lo. Caso você o derrube em um balde, em uma poça de lama ou no mar, seu filme perde toda a utilidade, pois a água deixa pontos na película, que é extremamente sensível. Por isso, mantenha seu filme sempre seco.

O que pode arruinar um filme 35 mm
Seu filme perde toda a utilidade se for molhado (Clean water and water bubbles in blue image by Suto Norbert from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível