Mais
×

Como arrumar casacos de lã que encolhem depois de lavar

Atualizado em 17 abril, 2017

Casacos de lã são caros e cuidar deles nem sempre é fácil. A lã tem de ser lavada cuidadosamente à mão para evitar que o tecido encolha e se torne pequeno e apertado para vestir. Se você jogar na máquina de lavar ou lavá-lo com muito descuido, a lã pode encolher. Em alguns casos, não há reparo: o tecido pode encolher com tanta força que ele não poderá ser restaurado à sua antiga forma. Na maioria dos casos, contudo, você pode seguir alguns passos para resolver o problema e restaurar um casaco de lã para seu tamanho anterior.

Instruções

A lã é propensa ao encolhimento (wool image by chrisharvey from Fotolia.com)
  1. Encha uma bacia de plástico ou pia com água morna. Adicione uma pitada de condicionador de cabelo suave e detergente e deixe que os produtos dissolvam na água.

  2. Mergulhe o casaco de lã na solução. Isso vai soltar e relaxar os fios do tecido. Lave delicadamente e drene a água da pia ou bacia. Pressione-o contra os lados da bacia ou pia para remover o máximo de água possível. Não torça ou esprema o casaco.

  3. Coloque o casaco horizontalmente em uma toalha limpa e seca para absorver o excesso de umidade. Coloque outra toalha em cima para sugar mais água do casaco.

  4. Puxe delicadamente o casaco à sua antiga forma. Use uma fita métrica de tecido para ajudá-lo a redimensionar o casaco, se desejar. Quanto mais você puxar o tecido, mais fino e mais esticado ela se tornará. Continue a esticá-lo até secar completamente, ou ele pode diminuir de novo.

Aviso

  • Deixe o casaco secar na horizontal. Não pendure o casaco ou o tecido molhado pode esticar e puxar muito na parte inferior, criando um casaco longo, estreito e que continue sendo impossível de vestir.

O que você precisa

  • Bacia de plástico ou pia com tampa
  • Água
  • Condicionador de cabelo
  • Detergente
  • 2 toalhas
  • Fita métrica de tecido
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article