Como arrumar um filme pixelado

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como arrumar um filme pixelado
Um video de baixa resolução contém imagens pixeladas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Um filme pixelado mostra blocos na imagem o tempo todo, o que diminui a qualidade dos detalhes do vídeo. É semelhante a um efeito de mosaico aplicado a um vídeo, em que a imagem se torna difusa e cheia de pequenos quadrados. A pixelação é normalmente causada pelo uso de uma câmera de baixa resolução, fotografias com pouca luz ou ao converter um arquivo de filme em um tamanho muito pequeno ou resolução muito baixa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Filmagem
  • Programa de edição de vídeo com plugin de melhora de qualidade
  • Computador

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Baixe e instale um programa de vídeo que ajude a melhorar a qualidade de um filme pixelado. Para o usuário normal, podem ser programas como VirtualDub, Video Enhancer, Digital Vídeo Repair, Sanmaxi Repair File Access e Fix Player. Os plug-ins populares para edição de vídeos são o Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro.

  2. 2

    Abra um arquivo de filme pixelado no programa de melhora de qualidade de vídeo. Selecione o arquivo para prepará-lo para a aplicação de um filtro de vídeo ou efeito.

  3. 3

    Selecione um filtro ou efeito para aumentar a qualidade do vídeo. Isso varia de acordo com o programa ou plug-in usado, mas está normalmente disponível em "Effects", "Video" ou "Filter Menu" no programa. Esses efeitos ou filtros são geralmente denominados "Deblocking Effect", "Video Enhancement Filters" ou "Super Resolution Filters". Em muitos casos, o programa oferece opções para melhorar o vídeo. Apesar dessas combinações geralmente ajudarem a melhorar a qualidade do seu vídeo, evite o uso excessivo, pois pode levar à geração de outros defeitos na imagem. Dependendo da extensão da pixelação, o vídeo pode ser melhorado apenas até certo nível. Quanto maiores os pixels ou quadrados no vídeo, menos melhoria é possível, independentemente do programa, processo ou função utilizada.

  4. 4

    Configure a quantidade de efeito que você deseja. Normalmente você pode ajustar usando um botão deslizante ou uma caixa onde você pode indicar um valor numérico para o efeito. Verifique como ficou o vídeo usando o "Preview Monitor" do programa. Quando você chegar à melhoria desejada, confirme o uso do filtro de vídeo ou efeito, clicando em "OK" ou em um botão semelhante que se refira à aplicação do filtro ou efeito usado.

  5. 5

    Renderize o filme editado para gerar o vídeo final com a melhoria aplicada. O processo usado para a produção de uma nova imagem usando um programa de vídeo é chamado renderização. O tempo de renderização depende principalmente do tamanho, qualidade, tempo e execução dos arquivos de seu filme. A renderização é geralmente rápida para vídeos pixelados, que normalmente são arquivos de baixa resolução. As especificações técnicas do seu computador, especialmente a memória RAM, placa de vídeo e processador, também afetam o processo de renderização.

  6. 6

    Exporte o filme usando um formato de alta resolução ou, de preferência, um codec "lossless video", de modo que você não perca mais resolução. Nos arquivos de vídeo, um codec refere-se à codificação do fluxo de dados digitais ou sinais transmitidos ou armazenados para fins de reprodução. Um codec de vídeo "lossless" (sem perdas) significa que os dados do vídeo estão eficientemente comprimidos de modo a manter os atributos originais da fonte de vídeo. Usar este codec evita perder informação proveniente dos dados originais. Ao exportar, você pode escolher qualquer formato de arquivo de vídeo que seja compatível com o programa de reprodução de vídeo ou dispositivo multimídia onde você deseja assistir ao seu filme exportado. Os formatos de populares de arquivos de vídeo são MOV, AVI e MP4.

Dicas & Advertências

  • Um vídeo pixelado pode ser melhorado, mas não necessariamente ficar perfeitamente claro, especialmente se a qualidade for muito ruim. Melhorar a qualidade de uma filmagem de resolução muito baixa ao ponto de ficar extremamente clara e detalhada pode ser impraticável. No pior dos casos, requer uma edição de vídeo quadro-a-quadro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível