Como arrumar a mesa para um jantar formal

Escrito por f.r.r. mallory | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como arrumar a mesa para um jantar formal
A arrumação da mesa é uma prática comum em muitas casas (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Um jantar formal pode não ser uma situação comum, mas se você está organizando um jantar especial ou se vai comparecer a um evento deste tipo, pode ser uma boa ideia entender melhor como os talheres, pratos e copos devem ser arranjados e utilizados. Assim, você evita qualquer possibilidade de constrangimento em frente a outras pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Jogo americano

A mesa pode ser posta com ou sem o uso de um jogo americano. Essas peças são, em geral, incorporadas para acrescentar cor e decorar a mesa, além de proteger o móvel ou a toalha de qualquer respingo, evitando manchas. Se você resolver utilizar um jogo americano, coloque cada unidade bem centralizada em relação à cadeira e a cerca de 3 cm da borda da mesa, mantendo ainda uma distância mínima de meio 58 cm entre os convidados.

Pratos e vasilhas

A colocação dos pratos começa com uma peça de serviço, que é o sousplait. Este prato não deve ser confundido com o prato principal onde será servida a refeição e deve ser colocado de modo centralizado em relação à cadeira de cada convidado, a cerca de 3 cm da borda do jogo americano ou da mesa. O sousplait é apenas para decoração e é, em geral, removido após a entrada e a sopa ou salada. Mas ele também pode ser mantido apenas para destacar o conjunto de pratos usado para a refeição. O prato de pão vai acima e à esquerda do sousplait, enquanto uma xícara com pires fica centralizada entre 9 a 12 cm à sua direita.

Os talheres

Coloque o garfo da refeição 3 cm à esquerda do sousplait, com a ponta do cabo a cerca de 3 cm da borda da mesa. O garfo da salada fica, então, 3 cm à esquerda do garfo de jantar, com todos os talheres sempre alinhados pela ponta do cabo. A faca deve ficar com a lâmina voltada para o prato e a 3 cm de distância dele, à direita. A colher de sopa fica, então, a 3 cm da faca e um garfo de peixe pode vir ainda 3 cm depois da colher de sopa. Coloque ainda uma pequena faca de manteiga em cima do prato de pão, "cortando" 1/3 do mesmo, e com a lâmina voltada para a esquerda, em direção ao centro do prato. A colher de chá deve ser posta no pires, à direita da xícara, enquanto o garfo da sobremesa ficará 3 cm acima e à esquerda do sousplait, com as pontas voltadas para a direita. Por último, ponha a colher de sobremesa a 3 cm acima do garfo com a parte côncava voltada para a esquerda, e de maneira equilibrada em relação ao garfo.

Copos e guardanapos

O copo de água fica acima da faca de jantar com a borda do pé alinhada com o topo do sousplait. Já a taça de vinho tinto fica à direita do copo de água, a uma distância de 3 cm e acima do centro, enquanto a taça de vinho branco vai à direita do copo de água, 3 cm abaixo da taça de tinto. O guardanapo, por sua vez, deve estar centralizado no sousplait; o garfo de jantar e de salada, a faca de jantar, a colher de sopa e o garfo de peixe devem estar encima do jogo americano. Todos os outros itens devem formar uma retângulo "apertado" em torno do convidado. E após o uso de um talher, ele deve ser colocado virado para baixo e removido, então, junto com o prato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível