Mais
×

Como consertar um ventilador de mesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ventiladores elétricos geralmente são muito parecidos, com uma capa de plástico ou metal que abriga um motor elétrico. Conforme esse motor funciona, ele gira a lâmina do ventilador. Caso o motor não funcione como deveria ou esteja obstruído, o ventilador pode não funcionar apropriadamente. A manutenção regular do motor, tal como limpá-lo e passar óleo, evitará que falhas ocorram. Verificar o sistema contra falhas comuns em motores elétricos normalmente resolverá o problema. Felizmente, quase todos os motores de ventiladores são bem parecidos.

Instruções

Quase todos os ventiladores são feitos com os mesmos componentes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique se o cabo do ventilador está plugado. Verifique o plugue e ligue-o caso esteja desligado. Conecte outro aparelho à tomada. O ventilador provavelmente está com problemas caso o outro aparelho funcione.

  2. Cheque o plugue em busca de danos causados por roedores ou objetos cortantes. Remova o fio de energia e troque-o caso necessário. Isso requer que a base do ventilador seja removida. O processo é diferente dependendo do modelo do aparelho.

  3. Abra a tampa do ventilador caso as lâminas estejam balançando ou travadas. Remova a tampa pelo meio da lâmina empurrando-a ou torcendo-a para que assim ela se destrave. Aperte a cabeça que segura a lâmina do ventilador no lugar usando uma chave inglesa.

  4. Ligue o ventilador e cheque todas as velocidades dele. Caso só algumas velocidades funcionem, provavelmente o interruptor do ventilador terá que ser trocado. Desconecte o ventilador e abra-o (de acordo com o manual de instruções). Localize o interruptor e remova os fios desconectando-os de seus contatos. Configure um multímetro na opção X1 e toque as sondas dos dois terminais. Altere o interruptor para cada configuração. Deverá ser exibido um zero ou uma leitura infinita no multímetro. Caso contrário, troque o interruptor.

  5. Verifique o motor do ventilador ligando-o. Se escutar ruídos, coloque óleo nele usando óleo para motores. Localize a área de óleo do ventilador e deixe cair uma ou duas gotas nessa área.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa
  • Óleo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article