Como consertar um ventilador de mesa

Escrito por cleveland van cecil | Traduzido por marco aurelio zancan
Como consertar um ventilador de mesa

Quase todos os ventiladores são feitos com os mesmos componentes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ventiladores elétricos geralmente são muito parecidos, com uma capa de plástico ou metal que abriga um motor elétrico. Conforme esse motor funciona, ele gira a lâmina do ventilador. Caso o motor não funcione como deveria ou esteja obstruído, o ventilador pode não funcionar apropriadamente. A manutenção regular do motor, tal como limpá-lo e passar óleo, evitará que falhas ocorram. Verificar o sistema contra falhas comuns em motores elétricos normalmente resolverá o problema. Felizmente, quase todos os motores de ventiladores são bem parecidos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa
  • Óleo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Verifique se o cabo do ventilador está plugado. Verifique o plugue e ligue-o caso esteja desligado. Conecte outro aparelho à tomada. O ventilador provavelmente está com problemas caso o outro aparelho funcione.

  2. 2

    Cheque o plugue em busca de danos causados por roedores ou objetos cortantes. Remova o fio de energia e troque-o caso necessário. Isso requer que a base do ventilador seja removida. O processo é diferente dependendo do modelo do aparelho.

  3. 3

    Abra a tampa do ventilador caso as lâminas estejam balançando ou travadas. Remova a tampa pelo meio da lâmina empurrando-a ou torcendo-a para que assim ela se destrave. Aperte a cabeça que segura a lâmina do ventilador no lugar usando uma chave inglesa.

  4. 4

    Ligue o ventilador e cheque todas as velocidades dele. Caso só algumas velocidades funcionem, provavelmente o interruptor do ventilador terá que ser trocado. Desconecte o ventilador e abra-o (de acordo com o manual de instruções). Localize o interruptor e remova os fios desconectando-os de seus contatos. Configure um multímetro na opção X1 e toque as sondas dos dois terminais. Altere o interruptor para cada configuração. Deverá ser exibido um zero ou uma leitura infinita no multímetro. Caso contrário, troque o interruptor.

  5. 5

    Verifique o motor do ventilador ligando-o. Se escutar ruídos, coloque óleo nele usando óleo para motores. Localize a área de óleo do ventilador e deixe cair uma ou duas gotas nessa área.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media