Mais
×

Artesanato árabe

Atualizado em 21 novembro, 2016

A cultura árabe inclui a cultura dos povos árabes que vivem em todo o Oriente Médio e que se estendem até partes da África, que têm uma história rica e diversificada. De dunas de areia a contos de magia e Marrakesh, muitos itens associados à cultura árabe geram um fascínio misterioso nos que se prestam a algumas artes inovadoras.

As tatuagens de henna são um exemplo de arte enraizada na cultura árabe (Creatas/Creatas/Getty Images)

Ideias para um tapete mágico

Apesar de ser basicamente impossível fazer um tapete mágico, pelo menos um que funcione, você pode usar a ideia de um tapete mágico como um tema de artesanato. Um trabalho simples é empilhar quadrados de vários tamanhos, em várias cores, para criar um conjunto de porta-copos. Para obter a imagem de tapete mágico, adicione pendões nos quatro cantos para fazer com que os porta-copos pareçam tapetes voadores. Usando o mesmo conceito, você pode criar jogos americanos e guardanapos também. Se você tem um capacho simples, você pode simplesmente adicionar alguns pendões a todos os quatro cantos para fazer uma imitação de tapete mágico na sua porta da frente.

Gênio da lâmpada

Os gênios e a lenda de sua capacidade de conceder desejos são um tema encontrado em diversos livros infantis sobre a Arábia. Você pode usar esse conceito como uma ideia de projeto para um trabalho artístico. Use uma garrafa grande de vidro sem rótulos ou desenhos do lado de fora para que você possa ver o interior. Use um alicate de ponta fina ou pinças longas para inserir uma pequena estatueta de gênio na garrafa. Se você quiser que o gênio fique no lugar, aplique uma pequena dose de cola na parte inferior da estatueta do gênio antes de inseri-la no frasco. Tampe a garrafa e adicione serpentinas, fitas e enfeites na parte superior do frasco, certificando-se de não bloquear a visão do gênio dentro. Como alternativa, corte o fundo da garrafa usando um cortador de vidro e monte uma estatueta de gênio maior antes de colar a garrafa de volta. Mascare a linha de junção com uma fita ou outra decoração.

Baú do tesouro

Muitos livros árabes e fábulas são centrados em tesouros que são perdidos e, depois, encontrados. Você pode usar esse comum tema árabe para fazer um baú para guardar os seus próprios tesouros pessoais, como moedas ou joias. Use uma caixa de madeira inacabada e finalize-a com um tom de madeira profundo, como cerejeira ou castanheira. Acentue o topo e as laterais da caixa com um gradeado em um tom de madeira diferente ou desenhos gravados em toda a caixa. Use um puxador sofisticado, com cor de ouro, e mude as dobradiças para combinar.

Tatuagens de henna

Tatuagens de henna são uma forma comum de autoexpressão na cultura árabe. A tinta de henna, que é extraída da planta henna, é usada em todas as culturas árabe para tingir a pele temporariamente. Você pode fazer arte desenhando modelos para usar em tatuagens de henna. Pergaminhos elaborados, redemoinhos e desenhos são padrões típicos utilizados para tatuagens de henna. Faça uma seleção de estilos de desenho ou pratique sua técnica à mão livre em um pedaço de papel com um pincel de ponta fina embebida em tinta. Dê a amigos e familiares brindes de artesanato na forma de tatuagens de henna que durarão de quatro a seis semanas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article