Artesanato Português

Escrito por tom streissguth | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Artesanato Português
Azulejos tradicionais de cerâmica decoram as paredes de muitas casas portuguesas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um pequeno país localizado no sudoeste da Europa , Portugal tem uma longa tradição de artesanato em cerâmica, jóias, madeira e têxteis. Muitos dos mais conhecidos produtos do país vêm de casas e pequenas oficinas, onde artesãos seguem os costumes proferidos por mestres e anciãos. O artesanato do país, mais disponível em lojas especializadas ou em mercados de rua, oferece aos visitantes uma alternativa interessante para produtos como lembrancinhas e roupas.

Outras pessoas estão lendo

Bordados e rendas

O bordado, uma habilidade de artesanato da casa tradicional em Portugal, também representa uma das mais populares formas de expressão artística do país. A Madeira é um dos principais centros da Europa de produção de renda. Em Portugal, casas e pequenas oficinas criam roupas de cama com rendas e designs delicados. Lenços, toalhas de mesa, guardanapos, toalhas de mão e sacos de pano são apenas alguns dos muitos diferentes artigos bordados disponíveis em lojas de presentes e artesanato, e também em boutiques chiques em Lisboa e no Porto.

Cerâmica

Para um visitante estrangeiro em Portugal, o azulejo logo se torna o artesanato português mais familiar. Construtores decoram muitas paredes urbanas com esses coloridos azulejos, em um tradicional padrão azul e branco ou flora, ou como um retrato ou paisagem. Alguns azulejos são criados individualmente à mão, enquanto outros são produzidos em massa nas fábricas de cerâmica. O sofisticado mosaico de azulejos é muito comum em casas particulares, escritórios, igrejas e lojas, e como decoração de paredes interiores. Portugal também produz uma grande variedade de cerâmica artesanal, com designs fortemente influenciados por modelos asiáticos trazidos pelos exploradores portugueses.

Artesanatos em madeira

Escultores em madeira também são muito populares em Portugal e possuem uma grande família de peças de artesanato, um do mais conhecidos é a bengala de madeira de oliveira. A cortiça é uma indústria líder em Portugal, e as árvores de cortiça também fornecem material para fabricantes de bolsas e chapéus; Há muitos especialistas em esculturas em cortiça original e madeira de oliveira nas zonas rurais do país. O galo de Barcelos de madeira, pintado em cores vivas, tornou-se o símbolo do Portugal moderno.

Jóias

Como uma nação marítima, os portugueses tiveram muito contato com fontes de metais preciosos e pedras preciosas na Ásia e África. Fabricantes de jóias do país trabalham predominantemente com ouro e prata e são conhecidos pelo trabalho de filigrana delicada de seus brincos, colares, pulseiras, anéis e outros ornamentos. De todos os artesanatos portugueses, a fabricação de jóias foi o que avançou mais no design e arte moderna, e artesãos nesse campo demostram uma notável imaginação contemporânea.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível