Artesanato tradicional polaco

Escrito por dan boone | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato tradicional polaco
Modelos vibrantes são evidentes em artesanatos polacos. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Salpicos brilhantes de cor e modelos vibrantes caracterizam os artesanatos polacos. Estes artesanatos incluem arte popular, usando uma variedade de materiais, como papel, madeira, argila e até mesmo ovos. Alguns desses ofícios são praticados ainda no século 21 e podem ser comprados em lojas étnicas nos EUA e em sites on-line especializados em produtos culturais poloneses.

Outras pessoas estão lendo

Wycinanki

"Wycinanki" (pronunciado vi-tchi-na-ni-ki) descreve um tradicional artesanato polaco feito de corte de papel, que remonta ao século XIX, quando a antiga arte de cortar papel chinês se espalhou pela Europa. Corte de papel na Polônia inclui dois estilos. "Kurpie" é simétrico, cortado de um único pedaço de papel colorido dobrado, geralmente retratando árvores de abeto e pássaros. Modelo do distrito Lowicz da Polônia são caracterizados por muitas camadas de papel colorido brilhante cortado de uma forma mais livre.

Caixas de madeira entalhada

Caixas artesanais, esculpidas em madeira nativa Linden da região montanhosa de Tatra da Polônia são ofícios tradicionais que utilizam a escultura em madeira, com técnicas de queima e coloração. Muitas são adornadas com metais e incrustadas de cobre e pintadas com pincéis intrincados. Algumas caixas ilustram a cultura polonesa com imagens da "Senhora de Czestochowa", conhecido como "Black Madonna", bem como flores da montanha. Outros refletem elementos mais universais com rosas esculpidas, corações, cruzes e periquitos. Uma gama de tamanhos de caixas as tornam adequadas para uma variedade de usos.

Ovos Pisanki

Os ovos são trocados entre os membros da família na Polônia durante a celebração da Páscoa com o significado de amizade e amor. Mulheres polonesas enceram e tingem os ovos antes do feriado utilizando uma técnica conhecida como Pisanki (ou pysanki). Elas usam uma ferramenta de metal oco conhecido como um "kistka," para desenhar modelos de cera em ovos. O kistka é preenchido com cera e tem uma cabeça do tamanho de um alfinete para controlar o fluxo. Semelhante ao batik tradicional e a ferramenta Tjanting, a cera cria uma resistência para quando os ovos forem pintados com corantes. O Pisanki tornou-se um ofício tradicional popular polaco praticado fora da Polônia.

Cerâmica

A cerâmica é um ofício polonês que começou cedo, sem uso de tornos ou máquinas complexas. Cerâmica Boleslawiec, ao contrário de muitas peças de louça de barro vidrado Europeia, não contém chumbo e pode ser usado para cozinhar e na mesa. A cerâmica Boleslawiec remonta ao século 16 na região do país da Silésia, que é abundante em minerais ricos, incluindo argila. A pintura colorida e brilhante em cerâmica é uma característica do estilo Boleslawiec. Os elementos decorativos são aplicados na superfície da cerâmica, que usa uma técnica tradicional de "picagem". Uma variedade de pintura com selos embebidos são utilizados em uma única peça de cerâmica utilizando este método como modelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível