Artesanato usando transfer de impressora jato de tinta

Escrito por joy prescott | Traduzido por mariana yonamine
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato usando transfer de impressora jato de tinta
As impressoras jato de tinta capazes de reproduzir imagens digitais que foram desenvolvidas no fim dos anos setenta (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

Os transfers feitos com impressora jato de tinta não são usados apenas em tecidos e não precisam necessariamente de ferro quente. Imprima uma arte em um papel não absorvente e faça o transfer usando a pressão para reproduzir a aparência de fotos antigas. Imprima em uma colagem de diferentes materiais usando a cola mod podge como meio de fazer o transfer. Passe o ferro quente em um transfer sobre a madeira para criar um efeito de pintura. Essas técnicas podem estimular sua criatividade e dar um impulso para você usar a imaginação.

Procedimento básico

Verifique a orientação de sua arte, tal como uma foto digital, porque ela estará de cabeça para baixo quando você transferi-la para uma superfície. Para verificar, imprima uma prévia da arte em um papel comum e a coloque em frente ao espelho. Faça ajustes e imprima uma nova prévia até que esteja satisfeito. Coloque o papel de transfer na impressora, verificando se o lado de impressão está orientado para a direção correta. Imprima a arte no papel. Se estiver usando o transfer que necessita de ferro quente, espere a tinta secar e depois corte cuidadosamente o papel, deixando uma margem de 0,5 cm. Faça o transfer da arte para a superfície, conforme as instruções do projeto.

Efeito de foto rústica

Crie um efeito de foto rústica imprimindo a arte em uma superfície não absorvente e depois fazendo o transfer sob pressão em uma superfície lisa, como um papel de fotografia. Para a superfície de impressão, use protetores de folhas, papel glassine, papel manteiga ou a folha que sobra depois que se tira seus adesivos. Após imprimir, posicione a imagem voltada para baixo no papel receptor e pressione firme com um livro ou outra superfície plana. Você também pode usar essa técnica para dar uma aparência de carimbo a projetos de artesanato de papel, imprimindo uma arte de uma única cor.

Colagem com diferentes materiais

Coloque os materiais de colagem, como recortes de jornal ou papel reciclado, sobre uma tela ou madeira no design desejado. Use a cola mod podge para aderir as peças à superfície, certificando-se de aplicar a cola também sobre a colagem para que o desenho fique protegido. Deixe secar completamente. Coloque brilho e 100% de contraste em sua arte para convertê-la para preto e branco (e não escala de cinza). Imprima-a em um papel comum e cubra com cola mod podge. Pressione a arte virada para a colagem. Esfregue suavemente com seus dedos para tirar bolhas de ar. Espere por 15 a 30 minutos e então borrife água na parte de trás da arte e a remova cuidadosamente. Esfregue o excesso de papel da colagem com seus dedos. Adicione outros elementos de colagem, como um texto ou pintura, se desejar. Proteja a superfície com um acabamento transparente e resistente a raios UV.

Impressão na madeira

Passe o ferro quente no transfer sobre a madeira da mesma maneira como faria em uma camiseta. Por exemplo, use o transfer para camiseta escura em uma tábua de pinho. Depois de imprimir, deixe o transfer voltado para baixo na madeira, retire a película da parte de trás, ponha um papel manteiga por cima e passe o ferro por 15 segundos na temperatura máxima. Em seguida, dobre uma fronha ao meio, coloque por cima do papel manteiga e passe o ferro cuidadosamente em intervalos de 30 segundos, colocando bastante pressão. Verifique rapidamente, entre os intervalos de 30 segundos, para se certificar de que o papel não esteja queimado ou com bolhas. Depois de esfriar, sele a superfície com um acabamento de proteção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível