Artesanatos para crianças sobre a história bíblica da ovelha perdida

Escrito por gianna maria | Traduzido por amanda freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanatos para crianças sobre a história bíblica da ovelha perdida
A parábola das ovelhas ilustra a importância do arrependimento (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A história da ovelha perdida é uma parábola contada por Jesus aos seus discípulos, cobradores de impostos, pecadores, fariseus (líderes religiosos) e os escribas. A história é mencionada no Evangelhos de Mateus (capítulo 18, versículos 12 a 14) e Lucas (capítulo 15, versículos 3 a 7). Na parábola, Jesus usa os símbolos do pastor e as suas ovelhas para descrever o amor e compaixão para com seu povo de Deus. A parábola ilustra também a importância do arrependimento.

Outras pessoas estão lendo

Imagem da ovelha em pipoca

Este artesanato é especialmente apropriado para pré-escolares e crianças no jardim de infância com um déficit de atenção, porque pode ser concluído em 15 minutos ou menos. Você vai precisar de uma Bíblia aberta em Mateus (capítulo 18, versículos 12 a 15), e papel branco de 22 cm por 35 cm, cola escolar, giz de cera, um pincel, uma placa de plástico, e 10 pedaços de pipoca para cada criança. Pipoca sem sal ou manteiga funciona melhor para este projeto.

Usando um lápis verde, mostre às crianças como desenhar uma montanha no lado esquerdo de seu papel que desce em um campo plano. Depois de terem desenhado a sua montanha e campo, peça-os para cobri-los completamente com o pastel verde de forma que nenhum fundo branco fique à mostra. Dê a cada criança um prato de papel com um pouco de cola sobre ele, um pincel e nove pedaços de pipoca.

Diga-lhes que você vai ler uma história para eles sobre ovelha perdida, e que, enquanto você lê, eles devem colar suas ovelhas (mostre-os um pedaço de pipoca) no campo. Assim que elas estiverem colados ao papel, eles podem desenhar as pernas sobre as ovelhas com um lápis preto.

Leia a parábola de Mateus. Quando terminar, peça às crianças que cole o último pedaço de pipoca sozinho na montanha. Discuta a história. Pergunte às crianças sobre a "ovelha" perdida na sua página e discuta por que o pastor deixaria todas as outras ovelhas encontrar o caminho perdido. Enfatize a importância de cada ovelha no rebanho.

Diorama da ovelha perdida

Este projeto é o melhor para as crianças mais velhas (idades entre 9 a 12), porque leva mais tempo e exige que cada criança trabalhe de forma independente, sem instruções passo-a-passo.

Após a leitura do evangelho da versão de João (João, capítulo 15, versículos 4-9 ), dê a cada criança uma caixa de sapato, tesoura, alguns marcadores, e uma pequena garrafa de cola escolar. Em uma mesa de artesanato, colo separado bolas de algodão, palitos, um balde de areia e folhas de papel de construção em marrom, bege, azul, verde, preto e branco.

Discuta a passagem da Bíblia e peça a cada criança para fazer uma cena do deserto em miniatura da parábola usando a caixa de sapato e qualquer um dos materiais encontrados na mesa.

Fantoches de rolo de papel higiênico

Este artesanato utiliza tubos vazios de papel higiênico, giz de cera ou marcadores, cola, e uma folha de colorir de um pastor e ovelhas. Para encontrar folhas de coloração apropriadas na Internet use a frase-chave "pastor e ovelhas, folhas de colorir" em qualquer motor de busca. SmileInternational.org tem um presépio com pastor e ovelhas que poderia ser usado para este projeto.

Depois de ler cada passagem da Bíblia (Mateus, capítulo 18, versículos 12 a 15, ou João, capítulo 15, versículos 4 a 9), as crianças devem colorir as figuras, cortá-las e cola-las nos tubos de papel higiênico. Discuta a passagem da Bíblia e divida as crianças em grupos de dois. Peça-lhes encenar a parábola usando suas marionetes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível