Artesanatos de gesso

Escrito por kay miranda | Traduzido por marina mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanatos de gesso
Quando esculpir, o ideal é talhar apenas em gesso seco e usar um serrote para cortar os excessos, conseguindo assim uma forma básica (Head of plaster 2 image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)

O gesso é uma ferramenta de arte bem versátil. As crianças podem expandir a imaginação e a energia criativa através de uma gama de artesanatos, e os adultos vão gostar das várias utilidades do gesso para a decoração de casa e também acessórios. Esse material pode fazer sujeira, mas é relativamente fácil trabalhar com ele. Assim como em qualquer artesanato, os detalhes é que fazem dele mais do que apenas qualquer coisa — os detalhes fazem dele uma obra de arte para se admirar.

Outras pessoas estão lendo

Artesanato para crianças

Trabalhar com gesso não só ajuda as crianças a explorarem o seu lado criativo como também oferece atividades tácteis através da sensação do gesso antes de ser misturado em água, quando está sendo moldado e após secar. Um modelo bem simples de gesso é fazer marcas das mãos e dos pés, que podem ser feitos em um prato ou placa de gesso ou até um aperto de mãos tridimensional do filho com a mão de um dos pais. As crianças também gostam de fazer vasos de flores ou porta-canetas usando o gesso e moldando a forma que desejarem. Aquelas com mais habilidade artística podem fazer um fóssil com folhas e flores achadas na areia em um copo cheio de gesso. Leva um dia para secar antes que possa lavar a areia e ver o fóssil.

Decoração de casa

O gesso é ótimo para fazer vários projetos de decoração. Você pode dar toques especiais ao quarto das crianças com um abajur de gesso em formato de um lindo ursinho ou de um cavalo, castiçais e moedas. Assim que estiver apto a posicionar o objeto no gesso, você poderá fazer uma moldura de espelho personalizada para a casa e com o seu estilo. Caixas de joias, vasos e anjos também são artesanatos muito populares feitos com moldes, e pintados e queimados no forno para destacar a casa. Para itens maiores, seja dentro ou fora de casa, você pode criar bustos, pedestais e vasos grandes. Suportes de parede tradicionais são outra grande ideia para decorar o lar.

Trabalhando com gesso

Embora o gesso possa ser usado com moldes muito simples como copo de plástico, é mais frequente o uso do molde de látex. Muitas pessoas que trabalham com esses moldes usam um suporte externo para ajudar o gesso a manter o formato desejado sob o peso e a pressão do látex. Quando colocar o gesso no molde, dê um tempo para que ele libere bolhas de ar da mistura agitando levemente o molde. Assim que remover todas as bolhas de ar, encha o resto do molde até o topo para assentar o gesso.

Também existem massas de gesso que você pode trabalhar se quiser talhar uma escultura. O ideal é talhar apenas em gesso completamente seco e usar um serrote para cortar os excessos e assim conseguir uma forma básica. Daí em diante você deve usar uma gama de talhadeiras, limas e facas para fazer os detalhes. Finalize a escultura com lixa para um acabamento homogêneo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível