O que é uma articulação MCF?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma articulação MCF?
Se um esquiador não soltar os polos, quando ocorre uma queda durante a prática de esqui, é possível distender a articulação MCF (Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images)

A articulação MCF é a primeira articulação do polegar e o conecta à palma da mão. A denominação técnica dessa articulação é metacarpofalangeana. Esta é uma palavra realmente longa para se dizer, sendo assim, os profissionais médicos a abreviaram para articulação MCF. Esta articulação é essencial para o adequado funcionamento do polegar. Sem ela, é impossível curvar e usar o polegar da maneira para a qual esse dedo é projetado.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

A articulação MCF é muito pequena. Seu tamanho é variável entre os indivíduos, pois cada um tem tamanhos diferentes de mãos. Em geral, a articulação MCF é maior que qualquer outra conectada aos dedos. Todavia, em algumas pessoas, ela tem o mesmo tamanho das demais articulações que conectam os dedos das mãos. Quanto maior a mão do indivíduo, maior será a articulação.

Função

A finalidade da articulação MCF é conectar o polegar à mão. Algumas vezes, pode ser danificada quando o polegar é curvado de maneira inadequada. Quando ocorre um dano à articulação MCF, e é necessária uma cirurgia para substituir os ligamentos rotos que a circundam, esta condição é referida às vezes como "polegar de guarda-caça". Isto porque, no passado, sua ocorrência parecia mais provável nos indivíduos com essa profissão, pois eles costumavam deslocar as cabeças dos pequenos animais caçados usando o polegar.

Características

A articulação MCF fixa a palma da mão à base do polegar. Existem ligamentos que circundam a articulação, mantendo-a em posição. Quando estes são danificados é quando ocorrem os problemas na articulação MCF. Os ligamentos se tornam flácidos e são incapazes de dar ao polegar o suporte necessário. Isto faz com que a articulação se desloque de seu lugar correto. Quando isto acontece interrompe-se, em grande parte, o funcionamento do polegar.

Benefícios

São muitos os benefícios da articulação MCF. O principal é o de tornar o polegar um dedo contraposto aos outros dedos. Essa articulação é o principal ingrediente no modo de funcionamento das mãos e polegares humanos. Sem ela, os homens não seriam capazes de fazer muitas das coisas que hoje podem fazer. As tarefas delicadas seriam muito mais difíceis. Além disso, ela dá suporte ao polegar. Impede que ele se curve para trás em ângulos incomuns. Isto o protege, evitando que se quebre ou fique preso em ferramentas.

Advertência

É importante cuidar da articulação MCF. Atualmente não existem muitos guarda-caças para adquirir a forma comum dos problemas dessa articulação. Contudo, há outras maneiras de lhe causar uma lesão. As lesões cutâneas constituem um dano comum à esta articulação. Quando ocorre uma queda durante a prática de esqui, se o esquiador não soltar os polos, é possível que ela seja distendida. Outra maneira de danificá-la é no caso de artrite grave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível