Por que um artista assina seu trabalho?

Escrito por paul cartmell | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que um artista assina seu trabalho?
Alguns artistas escondem uma assinatura ou marca característica dentro de seus trabalhos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Uma assinatura em uma obra de arte geralmente autentica um trabalho como sendo de um artista específico, e também ajuda a impedir a propagação de falsificações. Assinaturas podem existir em vários estilos e podem ser encontradas em lugares diferentes de uma obra de arte. Você pode encontrar uma assinatura nos cantos superior ou inferior de um desenho ou pintura, como outras assinaturas na moldura, nas costas ou no esticador de um trabalho artístico.

Outras pessoas estão lendo

Anônimos

Obras de arte anteriores ao século XVIII não costumavam ser assinadas por todos os artistas, com o termo "anon" - que significa "anônimo" - anexo à arte que era assinada ou atribuída a um artista específico. A partir do século XVIII, a maioria dos artistas começou a assinar seus trabalhos em uma grande variedade de categorias, incluindo pintores e escultores. O uso de assinaturas passou a incluir cartunistas e ilustradores do século XIX, como uma forma de evidenciar seus trabalhos em um mercado lotado. As assinaturas são frequentemente aplicadas às artes como um sinal de completude para o artista, com os trabalhos não assinados sendo frequentemente aqueles que foram abandonados ou não atingiram os padrões do artista.

Tipos

Assinaturas em uma obra de arte podem ter formas diversas, incluindo as iniciais do artista, e um monograma pode várias vezes substituir a assinatura. Uma impressão ou um carimbo são muito usados em outras culturas, incluindo as pinturas japonesas e chinesas, onde essas marcas são colocadas na imagem. Alguns artistas também usam símbolos colocados dentro da arte para se retratar; datas e locais também são usados com frequência em imagens. É comum ser pedido que membros de uma escola ou associação deixem uma marca para identificar as aulas onde o artista estuda. Especialistas usam cada símbolo ou marca para identificar trabalhos criados por um artista em um período específico.

Problemas

Problemas podem surgir com frequência com as assinaturas deixadas por artistas em seus trabalhos, incluindo assinaturas incompletas ou ilegíveis, que podem dificultar o processo de autenticação. Quando um trabalho não é assinado, seu valor de mercado reflete a possibilidade de não ter sido finalizado pelo artista. Em alguns casos, artistas deixaram assinaturas ambíguas que não se referem especificamente aos próprios artistas.

Coleções

Artistas usam as assinaturas para autenticar seus trabalhos, como forma de impedir que sejam falsificados e vendidos por preços altos. Colecionadores e especialistas de artes usam a assinatura e outros fatores, como estilo, cores e materiais, para identificar trabalhos de artistas. Trabalhos assinados e autenticados por um artista ou especialista mantêm seu valor de mercado em comparação com trabalhos que não foram assinados ou não podem ser autenticados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível