Mais
×

Como fazer uma árvore de cartolina

As crianças podem fazer um pinheiro simples utilizando cartolina e algumas outras fontes de artesanato de baixo custo. Essa árvore será tridimensional e poderá ser colocada em prateleiras ou sobre mesas. Além disso, ela pode ser facilmente transformada em uma árvore de Natal. Os professores e os pais também podem usar esse projeto para reforçar as lições sobre o Dia da Terra ou para ajudar os pequenos a fazerem decorações natalinas. Um grupo de crianças pode juntar suas peças depois de terminadas para montar uma floresta.

Instruções

A cartolina verde pode dar origem a um excelente pinheiro tridimensional (paper samples for business cards image by Adam Radosavljevic from Fotolia.com)
  1. Coloque uma folha de cartolina verde na posição vertical sobre a superfície da sua área de trabalho. Dobre o papel ao meio, de cima para baixo, fazendo um vinco. Abra-o e corte-o ao meio sobre a marca que você acabou de fazer.

  2. Empilhe os dois pedaços de cartolina juntos e coloque-os na posição vertical sobre a superfície de trabalho. Dobre-os ao meio da esquerda para a direita e faça outro vinco.

  3. Comece no canto superior esquerdo e desenhe uma linha na diagonal para baixo e para a direita. Faça a linha com aproximadamente 5 cm de comprimento. A partir do final dessa linha, faça outra linha horizontal para a esquerda com aproximadamente 2,5 cm de comprimento, de modo que se pareça com sinal de visto virado de lado. Continue fazendo linhas mais longas, primeiro para baixo e para a direita e, depois, horizontalmente para a esquerda até que você tenha desenhado na cartolina a metade de um pinheiro.

  4. Corte o papel ao longo do desenho que acabou de fazer, mantendo-o dobrado. Quando o abrir, você terá duas formas idênticas de pinheiro.

  5. Corte uma fenda em uma das formas de árvore ao longo do vinco até o meio, a partir da parte inferior. Faça um corte na outra forma de árvore ao longo do vinco até o meio, a partir do topo.

  6. Deslize a forma de árvore com a fenda inferior sobre a outra forma para que elas se encaixem. Coloque a fita na parte superior onde as peças se encontram e coloque um pouco mais na parte inferior também.

  7. Coloque a arvore em pé. Você pode ter que vincar a fita para fazer com que os quatro lados fiquem firmes de maneira uniforme.

Dicas

  • Você pode decorar a sua árvore desenhando aves, pinhas ou outros itens sobre ela. Adicione uma estrela de papel no topo e ornamentos coloridos nos ramos para obter uma árvore de Natal.
  • Faça uma árvore maior empilhando duas folhas de cartolina verde juntas e seguindo os passos de 2 a 7.
  • Faça várias árvores de diferentes tamanhos para criar uma floresta verde.

Aviso

  • Observe se as tesouras são adequadas à idade das crianças que as utilizam.

O que você precisa

  • Cartolina verde
  • Tesoura
  • Lápis
  • Fita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article