Como uma árvore cítrica se reproduz?

Escrito por claudette pendleton | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como uma árvore cítrica se reproduz?
Plantas cítricas dão frutos bons e nutritivos (Chinotto image by Desiree Müller from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Árvores cítricas

Árvores cítricas começam a florescer nos primeiros meses do inverno e continuam seu desenvolvimento até a primavera, produzindo pequenos frutos verdes. Estes crescem conforme o progresso das estações para o verão e outono. O termo "cítrico" refere-se a um tipo de plantas frutíferas pertencente à família Rutaceae. São originárias das regiões tropicais e subtropicais do hemisfério sudeste da terra. A palavra "Citrus" vem do latim, provinda dos montes de Kedros, na Grécia. A palavra foi criada pelos romanos, designava muitas árvores, plantas e até madeiras que possuíam um perfume ou aroma. Existem muitas espécies que crescem naturalmente, mas a quantidade de tipos de plantas cítricas aromáticas é desconhecida. Existem variedades clonadas ou originadas por cruzamento de espécies diferente, destas últimas, além das cultivadas, existem espécies que nascem naturalmente. Porém, mesmo as hibridas, dão frutos como toranjas, limas, limões, laranjas e tangerinas.

Em que ambientes as frutas cítricas crescem melhor?

Raramente plantas cítricas aguentam uma geada. Entretanto, a classe mais forte destas plantas, a tangerina, é capaz de aguentar temperaturas de até dez graus Celsius abaixo de zero, mesmo que por curtos períodos de tempo. Geralmente, a temperatura não deve ser menor que dois graus negativos para garantir o florescimento das plantas. É possível que limões produzidos para venda cresçam em um ambiente de inverno ou verão sem temperaturas extremas. Isso devido à expectativa da fruta, não se espera que limões sejam doces, portanto o clima não alterará seu sabor. As tangerinas, por outro lado, podem florescer ao ar livre em áreas com temperaturas abaixo de zero, durante meses de inverno. Entretanto, a qualidade das frutas não será tão boa.

O que é reprodução assexuada?

A reprodução assexuada envolve a produção de células de um único genitor. É muito mais frequente em plantas que em animais. Todos os órgãos da planta têm uma função na reprodução assexuada.

Reprodução assexuada em árvores cítricas

As sementes de árvores cítricas são usadas como uma forma de reprodução assexuada. Este processo chama-se apomixia. Uma forma desta, ocorre quando o óvulo é formado por 2 n cromossomos e cresce sem fertilização. Em outra, as células do óvulo (2 n) transformam-se em embrião com a fecundação, o que também é possível na apomixia. Dependendo da fonte de pólen, árvores cítricas geram híbridas com frequência. Os cultivos de cítricos destinados ao comércio possuem enxertos. Este método consiste em emendar e implantar um tecido da árvore da fruta desejada em outra, o porta-enxerto, que é resistente a doenças e pragas, o que permite a defesa da primeira, além do aumento de sua durabilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível