Mais
×

Árvore com folhas de mimosa e flores alaranjadas

As folhas que parecem com as da mimosa e partem de um caule em forma de pena com muitas folhinhas alinhadas, também conhecidas como folhas compostas como uma pena, são indicativas de muitas árvores na grande família das leguminosas, Fabaceae. As flores alaranjadas nessas árvores leguminosas são menos comuns que as de outras cores e tais árvores geralmente ocorrem em regiões tropicais e subtropicais. Tenha em mente que a cor é subjetiva, pois alguns acharão que o laranja mais parece vermelho e a luz pode fazer a cor das flores mudar de tom e de intensidade.

As folhas do flamboyant, com aspecto de penas, são parecidas com as da mimosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Flamboyant

O flamboyant, (Delonix regia) costuma ser chamado de árvore florida mais bonita do mundo pelos horticultores, de acordo com o site Learn2Grow. Nativo do Madagascar, mas atualmente cultivado nos trópicos, o flamboyant tem folhas verdes com aspecto de penas que fazem um contraste suave para o alaranjado vibrante das flores de cinco pétalas, com aspecto de garra, que ocorrem no fim da primavera e no começo do verão. Depois de florescer, cachos de sementes marrons compridas pendem dos seus galhos.

O flamboyant floresce em junho em paisagens tropicais e subtropicais (Fleur de grand flamboyant image by JYF from Fotolia.com)

Cambaí-vermelho

Naturalizada como uma erva daninha no sudeste dos Estados Unidos, o cambaí- vermelho (Sesbania punicea), tem origem no sul da América do Sul. Essa árvore tolera borrifos de sal e água salgada, assim como bom solo de jardim. Geralmente alcançando a forma de arbusto ou de árvore pequena, as pontas dos seus galhos produzem cachos de flores alaranjadas ou escarlate em forma de pera a qualquer momento no calor do verão e no começo do outono. As sementes, em cachos, têm o formato de quatro asas, segundo Kirsten Albrecht Llamas, autora de "Tropical Flowering Plants" (Plantas floridas tropicais, em tradução livre).

Flamboyant-anão

A flor nacional de Barbados, do flamboyant-anão (Caesalpinia pulcherrima), é nativa da América Central, não do Caribe. Uma árvore troncuda e pequena, como um arbusto, tem galhos em forma de espinhos de urso. Em qualquer época, da primavera ao outono, as pontas dos galhos carregam cachos circulares de flores avermelhadas com extremidades amarelas onduladas; coletivamente, parecem alaranjadas, à distância. Existem grandes variações entre essas plantas, pois algumas produzem flores com pétalas completamente amarelas, inteiramente laranja avermelhadas ou vermelhas com a extremidade branca, de acordo com Albrecht Lamas. As borboletas pretas rabo-de-andorinha aglomeram-se nessas flores para retirar o néctar.

As flores do flamboyant-anão são escarlates com extremidades amarelas, parecendo alaranjadas (fleurs de flamboyants nains image by Patrick M. from Fotolia.com)

Acácia

Parente próxima e semelhante em aparência ao flamboyant, a acácia (Colvillea racemosa), também é nativa de Madagascar. Uma característica chave para identificá-la é que ela floresce no outono com cachos de flores alaranjadas longas e em forma de pináculos nas pontas dos galhos. Cada botão de flor é laranja, mas quando aberto revela uma massa de estames dourados. No inverno ou na primavera tropical, cachos de sementes amadeiradas pendem das pontas dos galhos e se abrem, rachando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article