As árvores espinhosas que produzem frutos de algodão e flores rosas

Escrito por bradley keist | Traduzido por andré prata
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As árvores espinhosas que produzem frutos de algodão e flores rosas
As vagens das paineiras se abrem para revelar aglomerados de fibras semelhantes a tufos de algodão (Fleur de coton image by ParisPhoto from Fotolia.com)

Nativa da América do Sul, a Chorisia speciosa, mais comumente conhecida como a árvore de fio de seda (ou paineira), é uma decídua, árvore de aparência exótica usada principalmente para propósitos ornamentais, ao invés de práticos. A árvore espinhosa produz vagens brancas felpudas e flores intensamente rosas. Devido à sua aparência vistosa, é uma escolha popular entre muitos paisagistas (frequentemente colocada perto de estacionamentos, em medianas e ao longo das calçadas). No entanto, devido aos seus ramos de ampla expansão e da base da raiz, os plantadores devem tomar cuidado para não plantar as paineiras muito perto de áreas cobertas com asfalto. Encontrada apenas em partes do sul dos Estados Unidos (tais como as porções do sul de estados como a Califórnia, Arizona, Texas e Flórida), a paineira vive nas regiões tropicais e subtropicais.

Outras pessoas estão lendo

O tronco

O tronco da árvore do fio de seda pode se tornar muito bulboso, seus ramos se espalhando muito durante o crescimento e crescendo a uma altura de mais de 15 metros aproximadamente. O tronco e os ramos são tipicamente verdes (devido a uma alta concentração de clorofila), mas ficam cinza à medida que envelhecem. A casca dela é crivada de espinhos triangulares, abaulamento (aparecendo quase como o caule de uma rosa por baixo da lente de uma lupa). Aproxime-se de qualquer dessas árvores com cautela, pois o tronco pode facilmente causar danos àqueles que entrarem em contato com seus espinhos. As tiras finas da casca da árvore podem ser usadas para tecer corda.

As flores

Enquanto o outono se aproxima e paineira começa a perder suas folhas, a folhagem vai se esgotando e é substituída por grupos de flores de cinco pétalas espalhafatosas. Estas árvores lembram os hibiscos, suas cores variam de rosa claro ao rosa escuro ao roxo com um centro branco ou marfim. Com a aproximação do inverno, a árvore se torna uma bola de fogo brilhante de rosas e roxos. É por isso que a árvore se tornou um uso popular na ornamentação.

O fruto

As vagens acompanham o crescimento das flores da árvore de fio de seda. Ovais e em formato de pera, o fruto não comestível cresce até 20 cm de comprimento aproximadamente antes de se abrir para revelar massas de material branco parecidas com a seda (também lembrando tufos de algodão) e pequenas sementes pretas. As cascas dos frutos são de madeira e o fio interior se assemelha à fibra encontrada no interior das vagens da mafumeira (a árvore de fio de seda é de fato relacionada com a mafumeira). Embora o fio não seja adequado o suficiente para ser tecido em fibras utilizáveis​​, é amplamente usado como um enchimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível