Mais
×

Árvores com flores lilás e roxas

Atualizado em 19 julho, 2017

Árvores floridas despertam a atenção e embelezam a paisagem. Muitas espécies proporcionam frutos comestíveis e atraem pássaros e outros animais selvagens. Algumas espécies produzem flores lilás, roxas ou rosa, como as magnólias, a extremosa (Lagerstroemia indica) e a redbud oriental (Cercis canadensis).

Redbud é uma das várias árvores que produzem flores roxas (epantha/iStock/Getty Images)

Magnólia pires (Magnolia soulangiana)

A magnólia pires possui vistosas flores em forma de taça que surgem antes de suas folhas. Apesar de ser cheia de arbustos, esta magnólia pode se tornar uma árvore de um único tronco através de poda. Possuem crescimento lento, mas as flores surgem cedo. Podem atingir oito metros de altura com uma copa igualmente grande. Magnólia pires são mais utilizadas como árvores de parques e jardins, pois ficam bem em pequenos grupos ou de fundo para sempre vivas. Cultivos distintos incluem: "Alba", com compactas pétalas de cor roxa por fora; "Burgundy", que possui floração precoce e flores na cor roxa escura; "Lennei", que possui flores na cor magenta arroxeada; e "San Jose", com perfumadas flores com um tom rosa arroxeado.

Flor de uma magnólia pires (fisfra/iStock/Getty Images)

Magnólia extremosa (Lagerstroemia indica L.)

Uma das melhores árvores que produz flores na cor roxa é á extremosa. Ela produz, no verão, inúmeros cachos de flores crespas, no tom roxo escuro. Possui uma tonalidade de bronze na primavera e verde brilhante no verão, ficando em um tom avermelhado no outono. Seu tamanho pode chegar a cinco metros com uma copa de três metros. A extremosa prefere sol pleno, terra pesada com boa drenagem e rega regular. Esta árvore é resistente a mofo e repelente.

A extremosa prefere sol pleno (Noppharat05081977/iStock/Getty Images)

Redbud (Cercis canadensis)

Árvore nativa da parte oriental da América do Norte, o Redbud pode atingir entre seis e nove metros de altura e produz flores roxas em abundância na primavera, grandes folhas em forma de coração durante o verão e longas vagens de sementes no outono. Redbud é um belo exemplar sozinho ou em grupos. Pode ser usado como borda de arbustos e é muito impressionante em florestas e paisagismos naturais. Essa árvore exige pouca água e é tolerante a solos alcalinos.

Redbud possui uma flor marcante (Gregory Horne/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article