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Aspectos positivos e negativos do kickboxing

Atualizado em 23 março, 2017

O kickboxing é um exercício cardiovascular que oferece muitos benefícios bem como algumas consequências negativas. Ele é um tipo de treinamento que combina aeróbica, boxe e artes marciais, incluindo chutes, socos e outros movimentos. Esse tipo de exercício possibilita que o praticante entre em forma, obtenha um corpo saudável, construa força e coordenação. Enfim, o kickboxing é considerado um treinamento para o corpo inteiro.

Os praticantes de kickboxing devem fazer alongamento antes do treino (Kickboxing 13 image by Alfredo Panini from Fotolia.com)

Processo

Geralmente, uma aula de kickboxing se inicia com um período de aquecimento entre 10 e 15 minutos, que consiste em vários tipos de atividades de alongamento. Em seguida, chutes e socos são introduzidos. Muitas academias oferecem cordas para pular ou um tempo para utilizar o saco de pancadas. Geralmente, são três vezes por semana, e as aulas duram em torno de 45 a 60 minutos. Os últimos 15 minutos são utilizados para esfriar o corpo e depois mais 10 minutos para alongamentos. É importante beber bastante água para manter o corpo hidratado durante o treinamento. Além disso, é importante usar roupas confortáveis.

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Aspectos positivos

O kickboxing oferece muitos benefícios por combinar movimentos simultâneos de braços e pernas. Uma aula típica de kickboxing, que dura cerca de uma hora, pode ajudar uma pessoa a queimar 400 calorias ou mais. Os esportes de alta intensidade ajudam a criar resistência e força nos praticantes. Devido ao praticante utilizar movimentos simultâneos, essa atividade acaba queimando mais calorias por hora do que muitos outros tipos de treinamentos. Além disso, o kickboxing também beneficia a circulação e a respiração de uma pessoa. Esses efeitos positivos ajudam a melhorar o corpo e o coração, pois através desses exercícios o músculo cardíaco fica mais forte, o que ajuda a combater o diabetes e as doenças cardíacas. Essa atividade desenvolve a força, ajuda as pessoas a perderem o excesso de peso, aumenta a resistência e auxilia no aumento dos níveis de energia.

Benefícios mentais

O kickboxing não proporciona somente um corpo saudável, mas também estimula o praticante a ter uma mente saudável. Ele ajuda a aliviar o estresse, aumenta a confiança e a autoestima. Além disso, os participantes aprendem a se defender.

Aspectos negativos

Antes de alguém começar a treinar kickboxing, deverá consultar o médico para receber a aprovação de que está apto para fazer atividades físicas. Pessoas que sofrem de artrite, dores nas costas ou problemas nas articulações não são recomendadas para esse tipo de atividade. Na verdade, esses problemas aumentarão se a pessoa decidir se arriscar. Outro efeito negativo do kickboxing são os iniciantes que querem se aprofundar rápido demais. Esse esporte deve ser uma atividade gradual dando tempo para o corpo se acostumar. Os kickboxers também devem ter cuidados para não estender demasiadamente suas articulações durante os exercícios. Nessa atividade, as lesões são comuns, principalmente em iniciantes.

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Referências

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