Aspectos positivos e negativos dos telefones celulares

Escrito por eric dontigney | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aspectos positivos e negativos dos telefones celulares
Os telefones celulares podem nos proporcionar vantagens e distrações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os avanços tecnológicos transformam o modo de vida das pessoas. Os telefones celulares não são exceção a esta regra e podem ser encontrados nas mãos de todos, desde adolescentes a idosos. A Associação Industrial de Telecomunicação Celular americana, a CTIA, estima que, em 2010, mais de 290 milhões de pessoas nos EUA tinham telefones celulares. Algumas empresas avançam dando celulares para os funcionários. No entanto, como todas as tecnologias, os aspectos negativos dos celulares compensam alguns dos aspectos positivos.

Outras pessoas estão lendo

Prós: Segurança pessoal

Muitas situações podem colocar uma pessoa em perigo e os telefones celulares podem ajudar quando você está em uma situação de risco. Acidentes de carro, problemas de saúde e viajar sozinho são situações que podem exigir que você entre em contato com alguém rapidamente em busca de ajuda. Com cobertura direta ou roaming nas áreas mais remotas dos EUA, os telefones celulares aumentam a capacidade das pessoas resolverem situações de emergência. A AARP relata que, em 2006, mais da metade dos usuários de telefones celulares, com a idade superior a 65 anos, mantinham o serviço de celular especificamente por razões de segurança.

Contras: Direção perigosa

A pesquisa sobre os efeitos de falar ou enviar mensagens de texto em um telefone celular ainda não estão claros, mas aponta para o uso do celular como uma distração cognitiva. A Segurança Nacional de Tráfego nas Estradas dos Estados Unidos estima que 25% dos acidentes decorrem da distração do motorista, fato para qual o uso de celulares contribui. Apesar dos resultados da pesquisa ainda serem incertos, os governos estaduais levam esta ameaça a sério. Desde o início de 2011, 39 estados e o Distrito de Columbia mantêm leis e regulamentos que impõem alguns limites ao uso do telefone celular enquanto se dirige, de acordo com o Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária.

Prós: Conveniência de comunicação

Os telefones celulares permitem que as pessoas tenham contato permanente com amigos, familiares e colegas de trabalho. Isso permite que os membros da família se informem sobre as alterações em seus respectivos horários, o que pode reduzir a preocupação. Ele possibilita que colegas de trabalho coordenem as reuniões e relatórios ou previnam uma crise antes que ela seja desencadeada, sem necessidade de esperar que alguém volte ao escritório. Os smartphones contribuem com as conveniências já descritas, permitindo a verificação de e-mails e até mesmo o envio de arquivos entre locais distantes.

Contras: Riscos de saúde

A pesquisa científica sobre a relação entre o uso de celulares e os riscos de saúde continua a ser controversa e contraditória. No entanto, um artigo de 2008 que aparece no "International Journal of Oncology" (Jornal Internacional de Oncologia), relata que uma meta análise de pesquisas existentes revela uma relação entre o uso do telefone celular e dois tipos de tumores: gliomas e neuromas. O contra-argumento é que a radiação emitida pelos celulares é não ionizante e o câncer é normalmente associado apenas à radiação ionizante (radiação que danifica o DNA).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível