Mais
×

Como fazer assadeiras com papel-alumínio

Atualizado em 25 abril, 2018

Cozinhar de última hora durante feriados requer um pouco de habilidade, principalmente se estiver faltando algo de que você precisa. Uma viagem ao supermercado significa perder um tempo que você não tem, então é necessário improvisar com algo que está por perto. Formas de assar descartáveis não precisam ser duráveis contanto que sirvam para a necessidade imediata. Um pouco de papel-alumínio prensado em algum objeto que você tenha pela casa, com um formato ou textura interessante, pode funcionar como uma assadeira improvisada.

Instruções

Faça assadeiras com formatos de fruta ou vegetais usando papel-alumínio resistente (form for baking image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

    Moldes simples

  1. Selecione um objeto com pelo menos uma superfície lisa, como uma bandeja, panela, manteigueira ou tigela de gelatina.

  2. Meça o comprimento, a largura e a profundidade ou grossura do objeto escolhido.

  3. Multiplique a espessura do objeto por dois e adicione ao comprimento. Por exemplo, se o objeto tiver 25 cm de comprimento e uma espessura de 1,5 cm, isso equivale a 28 cm. Adicione mais 5 cm ao número para ter sobra para dobrar as laterais, dando um total de 33 cm.

  4. Multiplique a espessura do objeto por 2 mais uma vez, e adicione à largura. Por exemplo, se o objeto tiver 20 cm de largura e 1,5 cm de espessura, o total será de 23 cm. Adicione mais 5 cm para as dobras laterais, chegando a um total de 28 cm.

  5. Centralize o objeto por cima do papel-alumínio. Use uma mão por baixo do papel-alumínio para evitar que o objeto saia do lugar. Alise com cuidado o alumínio por cima do objeto com uma mão, pressionando contra os sulcos ou detalhes. Troque de mão e repita o processo.

  6. Use um pilão ou um lápis com borracha para alisar os sulcos ou detalhes no objeto. Isso vai ajudar a prensar o papel-alumínio o máximo possível.

  7. Dobre as bordas do papel-alumínio para baixo ao redor do objeto, criando um linha lisa, sem rugas ou vincos na parte de fora.

  8. Retire o objeto de dentro do molde de papel-alumínio. Encha o molde com massa de bolo, massa de pão ou outra receita e asse, ou leve à geladeira de acordo com sua receita.

    Moldes esféricos ou ovais

  1. Escolha um objeto esférico ou oval, uma fruta ou um vegetal com textura interessante, como uma abóbora, um vaso, um abacaxi ou um alcachofra.

  2. Meça a circunferência do objeto escolhido de ponta a ponta, entre as duas laterais mais distantes.

  3. Divida a circunferência encontrada por dois e adicione 5 cm para cobrir as bordas. Por exemplo, se a circunferência for de 50 cm, divida ao meio, que dá 25 cm, e adicione 5 cm, para um total de 30 cm.

  4. Divida a circunferência das duas pontas mais distantes ao meio e adicione 5 cm para o total da largura necessária do alumínio. Por exemplo, se a circunferência total for de 25 cm, divida ao meio e adicione 5 cm para um total de 17,5 cm.

  5. Decida se deseja que o objeto escolhido fique em pé ou de lado, caso não tenha uma direção pré-definida, como acontece com uma abobrinha. Corte um pedaço da área que você designar como fundo, para que o objeto tenha pelo menos uma superfície lisa.

  6. Corte uma folha de papel-alumínio com as dimensões corretas para cobrir o objeto escolhido. Centralize o objeto no alumínio. Coloque uma mão por baixo do papel-alumínio enquanto segura o objeto no lugar com a outra mão.

  7. Alise o alumínio contra o objeto com cuidado, prensando contra qualquer sulco, detalhe ou escamas. Use um lápis com borracha ou um pilão para prensar contra as áreas mais difíceis do objeto.

  8. Dobre as bordas para baixo criando uma linha reta e lisa. Remova o objeto e coloque o recheio no molde, como massa, glacê ou doce, e asse ou deixe esfriar de acordo com a receita.

O que você precisa

  • Objetos com formatos interessantes
  • Papel-alumínio resistente
  • Lápis com borracha
  • Pilão
  • Frutas e vegetais inteiros
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article