Mais
×

Como assar salmão no forno

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Salmão é um peixe muito saboroso, além de ser um alimento saudável. Assim como outros peixes, o salmão possui ácidos graxos ômega 3. O ômega 3 é conhecido por proteger contra inúmeros problemas sérios de saúde, como o câncer, artrite, infartos e derrames. Por si só, essas seriam razões suficientes para comer salmão, porém, este peixe versátil pode ser cozido de várias formas diferentes e independente de como é preparado, seu sabor é fantástico. Estas razões são suficientes para a maioria das pessoas adicionar salmão às suas dietas. Assá-lo em um forno é uma das formas mais saborosas para se preparar salmão, então, siga estas instruções passo-a-passo.

Instruções

Salmão assado (http://www.flickr.com/photos/fboyd/2494939756/)
  1. Coloque a grelha do forno 13 a 15 cm acima da serpentina.

  2. Pré-aqueça seu forno. Embora seja possível pré-aquecê-lo em fogo alto, considerando que alguns fornos se aquecem mais rapidamente que outros, é recomendado assar o salmão em fogo médio.

  3. Adicione um pouco de óleo vegetal nos filés de salmão. Se precisar, use uma colher.

  4. Tempere os filés de salmão polvilhando um pouco de sal e pimenta sobre eles.

  5. Espalho um pouco de óleo vegetal na forma.

  6. Coloque a forma no forno e asse por 5 a 10 minutos ou até que o primeiro lado do peixe esteja dourado.

  7. Usando uma luva, puxe a grelha. Com a pinça, vire os filés.

  8. Coloque a grelha novamente e deixe os filés assarem por mais 5 ou 10 minutos ou até que o segundo lado esteja dourado.

  9. Antes de remover o salmão do forno, verifique a temperatura. Certifique-se que temperatura interna do seu salmão esteja em, pelo menos, 160 graus antes de removê-lo do forno.

  10. Remova os filés e deixe-os repousar. Trantando-se de peixes, a temperatura interna pode, na verdade, aumentar um pouco mais mesmo não estando no forno, por isso, é uma boa ideia esperar um pouco antes de comê-lo.

  11. Adicione fatias de limão e desfrute do seu salmão assado.

Dicas

  • Asse o salmão com a pele para que não se despedace facilmente. Se você gosta mesmo da ideia de salmão grelhado, talvez seja bom considerar a compra de grelhas de ferro fundido para colocar em cima de uma chapa ao invés de uma forma para assar. Você pode aquecer a grelha durante o pré-aquecimento e, então, assar seu salmão, assim como seria feito com a forma. Você perceberá as adoráveis marcas de grelha quando seus filés estiverem prontos.

Aviso

  • Alguns fornos aquecem mais rápido que outros, portanto, se você perceber que ao colocar os filés na grelha eles estão queimando, diminua a temperatura do forno.
  • Se os filés de salmão foram tocados por algo – suas mãos, o balcão, um prato ou utensílios de comida – certifique-se de lavá-los com água quente e sabão para assegurar que nenhuma bactéria da carne crua do peixe seja transferida.

O que você precisa

  • Forma para assar
  • Fatias de limão
  • Sal marinho
  • Pimenta branca
  • Óleo vegetal
  • Pinça
  • Luvas de forno
  • Termômetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article